Neste domingo (3), às 11h, o Gaúcho recebe o Passo Fundo para mais um clássico. Desta vez, vale a classificação para a semifinal da Copa FGF - Troféu Zagallo. Com a vantagem de jogar em casa e a vantagem do empate, a torcida do Periquito tem motivos para acreditar na vaga e seguir sonhando com uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Por isso, a reportagem elencou três motivos para o torcedor Alviverde confiar no time.
1 - Bom desempenho na Copinha
Após fazer uma campanha fraca na Divisão de Acesso, o Gaúcho se reestruturou dentro de campo. A comissão técnica foi mantida para montar um novo elenco para a Copa FGF. A mudança deu certo e, desde as primeiras rodadas, a equipe comandada por Fabiano Daitx teve bom desempenho. Inclusive, em partidas onde não saiu vitorioso, como nos duelos contra o Juventude e Inter.
O Gaúcho emendou uma sequência de seis jogos sem perder. A série invicta terminou com a derrota para o Ypiranga, quando o time já estava classificado para o mata-mata.
2 - Segurança na defesa
Um dos fatores que contribuiu para o bom desempenho do time na competição é o sistema defensivo. O Gaúcho tem a segunda defesa menos vazada com oito gols sofridos. Em mais da metade das partidas, o Alviverde sequer sofreu gols. Das nove partidas que disputou até o momento, a defesa vazou somente em quatro jogos.
Destaque para o goleiro Jorge. Nos momentos em que a zaga não conseguia segurar os adversários, coube a ele manter o time sólido na defesa, sendo o destaque em algumas rodadas.
3 - Não sofreu gols nos clássicos da Copa FGF
Jogadores e treinadores, geralmente, não se apegam a estatísticas. É comum ouvi-los dizer que “cada jogo é uma história”. Porém, no que diz respeito aos clássicos da Copa FGF, a história se repetiu em um fator. A defesa do Gaúcho não vazou em nenhum dos dois clássicos contra o Passo Fundo.
Nos dois jogos, que ocorreram no Estádio Vermelhão da Serra, a defesa do Periquito se defendeu bem. Na partida de ida das quartas de final, Fabiano Daitx armou uma retranca, que dificultou as ações do Tricolor. Agora, com a vantagem no placar, a tendência é que o Gaúcho se feche novamente, pois se não sofrer gols, garante a vaga na semifinal.