Em uma partida apática e que pouco produziu, o Ypiranga viu o sonho de disputar a Série B de 2025 ir por água abaixo. A derrota por 4 a 2 para a Ferroviária, neste sábado (5), faz com que o time gaúcho vá para a sua décima participação na Terceira Divisão nacional na próxima temporada.
Nas poucas palavras ditas em entrevista coletiva após o confronto, o técnico Thiago Carvalho frisou que a equipe ficou aquém daquilo que poderia produzir.
— Fizemos o gol numa pressão, depois continuamos marcando e fizemos isso bem. Mas depois que a gente desandou, começamos perder alguns confrontos, mas o principal (motivo pela derrota) foi que não jogamos. A gente praticamente dava a bola para o adversário e isso dificulta muito, onde você só tem que marcar. A Ferroviária conseguiu ser superior e fazer os gols necessários — disse Carvalho.
O comandante também avaliou que a derrota não deve ser justificada pela estratégia de jogo, mas sim pelos erros individuais na marcação. Para ele, esse fator acabou originando os gols da Locomotiva.
— A nossa estratégia era a mesma que fizemos em todos os jogos, mas sofremos alguns gols de bola parada e cruzamento que nunca tínhamos tomado, e isso infelizmente acontece na questão individual, de confronto — disse.
Essa foi a quarta vez que o time gaúcho bateu na trave e não conseguiu a ascensão no cenário nacional. Em 2019, 2020 e 2021, o Ypiranga também chegou vivo na última rodada, mas acabou se despedindo da competição sem o objetivo principal.
Agora, o time de Thiago Carvalho tem outro objetivo para a reta final de temporada: sagrar-se campeão da Copa FGF para conseguir uma vaga na Copa do Brasil de 2025. Competição essa que é extremamente importante para as pretensões financeiras do clube, já que asseguraria cerca de R$ 800 mil pela participação na primeira fase.
Na quarta-feira (9), o Ypiranga volta a campo para enfrentar o Inter B, às 19h, no Estádio Colosso da Lagoa.