O Gaúcho foi superado na última rodada da primeira fase da Copa FGF - Troféu Zagallo. O Alviverde até saiu na frente, mas levou a virada e perdeu por 4 a 2 para o Ypiranga, dentro de casa.
O placar deixou o Gaúcho na quarta colocação com 12 pontos e na segunda fase enfrentará o rival Passo Fundo, que terminou na quinta posição. O primeiro jogo será no Estádio Vermelhão da Serra e a volta na Arena do Gaúcho.
Já o Ypiranga terminou em segundo lugar com 15 pontos e se classificou direto para a semifinal, sem a necessidade de passar pela segunda fase.
O jogo
A equipe passo-fundense começou aproveitando a oportunidade que teve. Em uma rápida jogada de contra-ataque, Maicon Assis se livrou do marcador no meio campo. Ele passou para Vinicius Baiano, que avançou sozinho, invadiu a área e chutou para abrir o placar para o Gaúcho, aos 10 minutos.
O Ypiranga tentou responder aos 18, quando Caio Mello cobrou uma falta da intermediária, mas acertou a trave. Pouco depois, o goleiro Jorge foi obrigado a se esticar todo para evitar o gol de Caio Vitor, do Canarinho. Na metade da primeira etapa, a equipe de Erechim passou a ter mais posse de bola e circulava com mais frequência no campo do Gaúcho. No entanto, não criou mais chances claras de gol.
O Alviverde criou duas chances de ampliar o marcador antes do intervalo com boas oportunidades com Maicon Assis e Dimitry.
Estreia de Jean Pyerre
Na segunda etapa, em uma jogada de contra-ataque pela esquerda, Caio Vitor avançou até a linha de fundo e passou para Reifit, que empurrou para o fundo das redes, aos 2 minutos, para empatar o duelo. O Canarinho buscou a virada pouco depois. Em cobrança de escanteio, a bola foi alçada na área e Mendonça cabeceou para fazer 2 a 1.
O gol fez o Gaúcho acordar e entrar no jogo outra vez. Aos 15, em uma cobrança de falta, Rômulo cobrou rasteiro no lado direito do goleiro adversário, que não conseguiu impedir o gol de empate.
O jogo passou a ficar aberto com oportunidades para os dois lados. O Ypiranga quase marcou com Fabrício, que acabou chutando no travessão.
Aos 40, o meia Jean Pyerre fez a sua estreia ao entrar na partida no lugar de Luquinhas. Um minuto depois, saiu o gol do Canarinho, quando Willian Gomes acertou um chute de fora da área no ângulo esquerdo do goleiro Jorge e fez 3 a 2. Antes do apito final, Danielzinho marcou o quarto gol do Ypiranga, decretando a vitória.