A busca por um novo treinador para o Ypiranga terminou na quarta-feira (24), quando o clube anunciou o nome de Matheus Costa.
Ele foi apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira (25) e já comandou o primeiro treino do time. No entanto, o processo para a escolha de treinador passou por uma grande lista de nomes e entrevistas até a escolha.
A saída de Thiago
A busca da diretoria por um novo treinador teve início no último final de semana, segundo o presidente Adilson Stankiewicz. No sábado (19), ao meio-dia, os dirigentes procuram o então técnico Thiago Carvalho para saber se ele tinha planos de renovar com o clube.
A ideia era iniciar o planejamento para a próxima temporada. Na ocasião, Carvalho informou que não continuaria em Erechim em 2025 e ficaria somente até o fim da Copa FGF.
No mesmo dia, contudo, toda a situação mudou. O Vila Nova, de Goiás, perdeu em casa para o Coritiba pela Série B e demitiu o técnico, Luizinho Lopes. Imediatamente, o clube goiano fez a proposta para Thiago, que a aceitou. Porém, o Canarinho tinha uma partida contra o Gaúcho, no domingo (20), pela última rodada da Copinha. A intenção do treinador até era comandar a equipe no jogo, mas o Vila Nova tinha urgência em contar com o novo comandante.
— E é uma oportunidade boa de um time que está na sexta posição da Série B. A gente entende. Ele nos ligou e nos colocou a situação. Inclusive disse: “olha, se vocês me arrumarem uma passagem para domingo à noite, eu faço o jogo da Copinha, porque eu preciso estar na segunda-feira (21), de manhã, em Goiás, pois o time joga no dia seguinte” — revelou o presidente.
O clube, então, resolveu liberar o treinador e o Ypiranga foi comandado por Téo Crisóstemos contra o Gaúcho na vitória por 4 a 2.
A busca pelo novo treinador
O processo de seleção do novo treinador começou ainda no domingo. O Ypiranga estava em busca de um profissional que conduzisse o time na semifinal da Copa FGF e ainda participasse da montagem do elenco de 2025, que vai disputar o Gauchão, a Série C do Brasileirão e, possivelmente, a Copa do Brasil, caso seja campeão da Copinha.
O executivo de futebol do clube Farnei Coelho revelou que após o anúncio da saída de Thiago Carvalho, o clube passou a receber indicações de vários treinadores. Segundo o dirigente, cerca de 30 nomes chegaram ao Canarinho.
O clube filtrou os nomes e reduziu a lista para 15 nomes ainda no fim de semana. Após novas avaliações, restaram oito. Destes, o clube entrevistou quatro profissionais, entre eles Matheus Costa. Os dirigentes não revelaram os nomes dos outros entrevistados.
— Dentro dessas quatro entrevistas, também, a gente começou a avaliar os currículos deles, por onde passaram e pegamos informações dos outros clubes, dos outros gestores que trabalharam. Todas as entrevistas foram muito boas, com profissionais muito bons — comentou Farnei Coelho.
Após o processo, o clube conversou com o departamento de análise de desempenho para avaliar o perfil tático de cada um. Os nomes foram apresentados para a diretoria, detalhando todas as informações.
Conforme o executivo de futebol, o novo treinador do Ypiranga teve recomendação de dirigentes renomados, como Rodrigo Caetano, da Seleção Brasileira, e André Mazzuco, do Inter. Então, a maioria dos dirigentes do Canarinho aprovou a contratação de Matheus Costa, que desembarcou em Erechim nesta quinta-feira.