O Tupi não disputará a Terceira Divisão Gaúcha nesta temporada. Os nove clubes participantes foram conhecidos nesta quarta-feira (24), em congresso técnico realizado na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre. A competição ocorre de 15 de setembro a 8 de dezembro.
Os clubes foram divididos em dois grupos, sendo que na primeira fase eles jogarão entre si dentro das respectivas chaves, em turno e returno. Os dois melhores de cada lado avançam para as semifinais. Os finalistas garantem vaga na Divisão de Acesso de 2025.
- Grupo 1: Elite, Guarani-VA, Gramadense e Apafut;
- Grupo 2: Real Sport Club, São Paulo, Farroupilha, Rio Grande e Riograndense.
Tupi e impasse com o edital
Em 2023, o Tupi foi rebaixado à Terceirona após escalar um jogador irregular na Divisão de Acesso e perder seis pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Na época, o time de Crissiumal cogitou desistir de disputar competições profissionais, mas após conversas internas, foi decidido que o clube continuaria ativo nesta temporada.
No entanto, um impasse com o edital da Terceirona fez com que a FGF barrasse a participação do rubro-negro na competição. Isso porque o Tupi está com pendências burocráticas e financeiras junto à entidade, além de não ter a liberação dos alvarás de segurança do Estádio Rubro-Negro para 2024.
Neste ano, um dos requisitos da entidade para participação na Terceirona era de que os clubes encaminhassem tais documentos até 19 de junho, antes da realização do congresso técnico. Segundo representantes do Tupi, nas temporadas passadas eles só eram exigidos dias antes do início do campeonato, por isso o clube não conseguiu se organizar a tempo de encaminhá-los.
Com isso, o Tupi não disputará nenhuma competição neste ano, bem como vê seu futuro incerto no futebol profissional, com possibilidade de fechamento definitivo. São Borja e Santo Ângelo tiveram o mesmo problema e não disputarão a Terceirona.