Um grupo de 30 pessoas se reuniu na manhã deste domingo (17) em Passo Fundo, na ação Pedalando com a Acergs (Associação de Cegos do Rio Grande do Sul). Os participantes com deficiência visual pedalaram por 13 quilômetros na cidade, em bicicletas duplas.
Eles saíram da sede do Sesc, na Avenida Brasil, e percorreram os bairros Vera Cruz e Boqueirão, além de passar pelo Parque da Gare. As bicicletas são adaptadas para pessoas cegas ou com limitação na visão.
— O objetivo foi proporcionar aos participantes uma experiência em pedalar com um companheiro, incentivando a prática de esportes e motivando cada vez mais pessoas a praticarem — disse a agente de Cultura e Lazer do Sesc Passo Fundo, Daniele Girardello.
O evento começou às 8h e foi até as 12h, com o trajeto de retorno ao centro da cidade. A ação também contou com o apoio da Associação Passo-fundense de Cegos (Apace).
— Foi muito importante mostrar para a comunidade que a pessoa com deficiência visual também pode pedalar, fazer a prática esportiva, como qualquer outra pessoa. Então, para nós, é uma sensação muito boa — afirmou o presidente da Apace, William Gabriel Flores.