A Afucs foi fundada em agosto de 2017. De lá para cá se passaram pouco mais de seis anos e tem um personagem que faz parte desta história desde então. O ala Maki, peça fundamental da equipe, está no clube desde o início do projeto. Na partida contra a ACBF, neste sábado (28), pelas quartas de final do Gauchão, ele retorna de lesão e terá a oportunidade de viver mais um capítulo histórico.
Em 2020, a equipe de Seberi foi eliminada para o clube de Carlos Barbosa na semifinal do Gauchão. Neste ano, o objetivo é outro: chegar à semifinal vencendo a ACBF. A missão de desbancar um dos melhores times da competição não será fácil, entretanto, a Afucs já demonstrou que nada é impossível. Nas oitavas, superou o Atlântico, líder da fase classificatória, em Erechim.
Para mais um confronto decisivo, o treinador Vini Gaúcho terá o retorno do ala Maki, peça fundamental ao decorrer competição e que conhece bem os embates que o clube viveu ao longo dos seis anos de história. O atleta, que está no clube desde o ano da fundação, comenta que a partida contra a ACBF, neste sábado, será "o jogo do ano".
— O momento que estamos vivendo é ótimo e queremos continuar fazendo história. Sabemos das adversidades e da luta que será enfrentar a ACBF. Mas em casa, ao lado do nosso torcedor, teremos a força extra que precisamos e sabemos que esse primeiro jogo será fundamental para nossas pretensões, que é conseguir a classificação em Carlos Barbosa. Será o jogo do ano. Histórico — destacou Maki, que completou:
— Precisamos estar concentrados o tempo todo e quando tivermos chances, teremos que aproveitar. Será um jogo decidido no detalhe, quem errar menos terá vantagem.
A partida entre Afucs e Atlântico terá início às 19h. GZH transmite o jogo pelo seu canal no YouTube