Guarani-FW e Lagoa fizeram neste sábado (14) o primeiro confronto das oitavas de final do Gauchão de Futsal. No Ginásio Itapagé, em Frederico Westphalen, o time da casa encaminhou boa vantagem no confronto de ida na primeira parte de jogo e venceu por 5 a 2.
Os gols do Guarani foram marcados pelos alas Vini, Lukinhas (2x) e Zé Marques (2x). Já os gols do Lagoa foram anotados por Silva e Maico. O jogo de volta está marcado para o próximo sábado (21), no Ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha.
Para garantir um lugar nas quartas de final da competição, o Lagoa vai precisar de uma postura menos frágil e, claro, vencer no tempo normal para tentar a classificação na prorrogação. Caso persista empate no tempo adicional, a decisão da vaga será nas penalidades.
O Lagoa chegou à fase de oitavas sem vencer fora de casa. E assim seguiu. Aliás, a equipe mostrou logo no início do jogo o porquê tem um retrospecto tão ruim como visitante. Com menos de cinco minutos de jogo já perdia por 2 a 0. Com apenas 23 segundos de bola rolando, Vini aproveitou o rebote e marcou o gol do Guarani: 1 a 0. Lukinhas ampliou a vantagem para os mandantes aos 3 minutos, em jogada pelo lado esquerdo de ataque: 2 a 0.
Depois de um início avassalador do time da casa, aos poucos o Lagoa foi se soltando em quadra e teve, em sequência, boas situações para diminuir o placar adverso. No entanto, quando chegava, esbarrava no goleiro Léo que teve uma noite feliz. O goleiro do time de Frederico Westphalen fez, no mínimo, três boas defesas na primeira etapa. Faltando menos de 1min30seg para o intervalo, toda essa reação dos visitantes foi frustrada. Zé Marques anotou o terceiro do Guarani: 3 a 0.
Na volta do intervalo, o técnico do Guarani orientou a equipe verde e branca que não diminuísse o ímpeto e seguisse atacando. Seus comandados cumpriram a orientação à risca. Com menos de 4 minutos, Lukinhas anotou o segundo dele na partida: 4 a 0. O Lagoa partiu para o tudo ou nada, passou a usar o goleiro linha e conseguiu diminuir com Silva, faltando pouco mais de 12 minutos para o fim do jogo: 4 a 1.
Na reta final do confronto, mais dois gols — um para cada lado. Zé Marques anotou o quinto dos donos da casa e Maico diminuiu o prejuízo para o Lagoa: 5 a 2.
— Sabíamos que precisávamos fazer o dever de casa e ir com essa vantagem para o jogo de volta. É uma vantagem pequena, que vamos usar na reta final do confronto. Vínhamos de uma derrota dolorida por outra competição (contra a AGE, na Copa dos Pampas). Viemos na mesma batida, às vezes os resultados não são os esperados. O ritmo do Guarani é esse. Teremos uma peleia na semana que vem na casa deles — disse Lukinhas, que marcou dois jogos.
— Levamos gols fáceis, sem tirar o mérito do Guarani. Mas não podemos levar gols assim em um jogo de mata-mata. Vamos treinar ao longo da semana para fazer um jogo melhor na semana que vem — pontuou Maico.