Um torcedor invadiu o campo e agrediu com um capacete o bandeirinha da partida entre Nova Geração e Vila Real pela semifinal do campeonato municipal no último domingo (17) em Cruz Alta, no norte do Estado.
A vítima, auxiliar de arbitragem Ranieri Moura, foi levada ao Hospital São Vicente de Paulo. Ele cortou rosto, e precisou realizar três pontos no supercílio e outros dois abaixo do olho. Em repouso, Ranieri permanecerá afastado das atividades por 7 dias.
— Foi aos 25 minutos do segundo tempo, marcaram uma falta e eu tava acompanhando a linha. O elemento entrou em campo me dizendo palavrões e me ameaçando. Eu caí no chão e fiquei um pouco tonto, a batida foi muito forte — relembra Ranieri.
Há 14 anos na área, esta foi a primeira vez que ele foi agredido fisicamente. Passado o susto, ele garante que pretende permanecer atuando em sua função.
— Estou bastante triste, a gente fica lamentando pelo ocorrido e por ser mais uma vítima. Mas ninguém vai me diminuir ou me derrotar na marra, vou continuar trabalhando — planeja.
Em entrevista coletiva nesta terça (19), a Secretaria de Cidadania e Coordenadoria de Esportes definiu a eliminação da equipe do Nova Geração da competição. A justificativa seria uma relação familiar do torcedor com um dirigente da equipe. Ele irá responder em via civil pela agressão.
O campeonato deve ser retomado após a conclusão do cercamento do alambrado do estádio do Santa Fé com segurança reforçada.
Outra agressão na cidade
No sábado, outros dois jogos foram cancelados por conta da agressão a socos feita por um jogador a um árbitro da série bronze do campeonato municipal de futsal. Em decisão nesta terça, o atleta foi banido de qualquer competição em Cruz Alta pelo período de dois anos. Seu time, o Toca Fogo, não poderá disputar nenhum campeonato pelo mesmo período.
Em nota, a Secretaria de Cidadania e Coordenadoria de Esportes, salienta que as medidas foram tomadas pensando no bem do esporte de Cruz Alta, sendo ações disciplinares para inibir futuros atos que difamem o verdadeiro propósito do esporte. O secretário da pasta, João Marangon, e o coordenador de Esporte, Cristiano Prudencio, afirmam lamentar e repudiar os atos de violência ocorridos neste final de semana no esporte cruz-altense.