O técnico Tiago Bortolon chegou ao Passo Fundo Futsal (PFF) há menos de um mês. Ele chegou com a missão de melhorar o desempenho do time, especialmente nos jogos fora de casa, e está tendo êxito em pouco tempo de trabalho. Está com 100% de aproveitamento após cinco jogos.
Além disso, o clube tem mudado o perfil do time nas últimas semanas. No dia 22, confirmou o desligamento de Gustavinho e Rafa Martins por questões técnicas. Além disso, sofreu com a baixa do fixo Mika, que ficará afastado das quadras por um longo período por conta de uma lesão.
Para suprir as carências, o Passo Fundo foi ao mercado e contratou quatro atletas em uma semana. Três deles estavam atuando na Liga Nacional de Futsal (LNF): Igor Gamarra, Guto e o goleiro Bigode. O fixo Felipe Potengi veio do futsal cearense.
O treinador explica que a ideia das mudanças é dar mais velocidade e força para o time.
- A intenção é colocar um pouco de força no time e eles têm essa característica. O Bigode é um goleiro experiente. Agora temos duas opções de goleiros que jogam com os pés, que é uma necessidade do futsal. O Guto e o Gamarra são dois atletas rápidos que fazer o grupo ser mais homogêneo - disse Tiago Bortolon, que ainda frisou:
- Temos um time bem técnico e com eles a gente ganha mais velocidade para o ataque, tornando mais forte e mais intenso. Acho que conseguiremos isso. Não sei se o impacto das mudanças será imediato, mas em curto espaço de tempo já se verá essa contribuição.
Para o supervisor de futsal, Mauricio Schleder, as contratações foram possíveis por conta do apoio dos patrocinadores e torcedores. O objetivo é tentar levar o time para as finais do Gauchão mais uma vez.
- O time está pensando grande. A gente está mantendo as primeiras colocações desde o início. Tivemos dois desligamentos de atletas e com o apoio dos sócios conselheiros, sócio-torcedor e patrocinadores, a gente pensou em qualificar o grupo. Tivemos reuniões com a nova comissão técnica para trazer novos reforços de acordo com o desejo do treinador. Sabemos que tem times qualificados na Série A, mas a gente quer ter condições de chegar numa final de campeonato desse ano.
O técnico do Passo Fundo Futsal elencou algumas características com as modificações no seu time, mas sempre fazendo ressalvas que ainda há muito para evoluir.
- Acho que somos um time agressivo, que tenta finalizar bastante. A gente tem um bom volume de jogo e quero que seja mais ainda. Por outro lado, precisa ter mais paciência com a bola. Se precisar voltar com o goleiro, precisa voltar. É um time que envolve o adversário, mas que precisa encaixar melhor a marcação. Ainda não somos uma equipe que encaixa exatamente a marcação. Acima de tudo é uma equipe agressiva, goleadora, com vários atletas com capacidade de fazer gols. Acho que precisamos crescer para ser compacta – destacou.
O clube está nas quartas de final da Copa dos Pampas. No Gauchão, é o quarto colocado. O próximo jogo será no sábado (2), contra o Sercca, em Casca.
Últimos resultados do Passo Fundo Futsal
- 11/8 | Gauchão | Passo Fundo 4x3 AVF
- 15/8 | Copa dos Pampas | Passo Fundo 4x1 AGSL
- 19/8 | Gauchão | Santa Rosa 0x2 Passo Fundo
- 23/8 | Copa dos Pampas | AGSL 5 (2)x(3) 3 Passo Fundo
- 26/8 | Gauchão | Passo Fundo 4x3 Yeesco Sercesa