Após a derrota para o São Bernardo por 1 a 0, que culminou na eliminação na primeira fase da Série C, agora o Ypiranga começa a esboçar o calendário para a próxima temporada. No sábado (26), a equipe erechinense fará o último jogo de 2023, quando fecha sua participação na competição, diante do Botafogo-PB, no Colosso da Lagoa, às 16h. O único objetivo é tentar ficar entre a nona e a décima posições para ter mais jogos em casa na Série C do ano que vem (hoje é 12º).
O maior objetivo do Ypiranga na temporada foi adiado por mais um ano. Com a derrota na segunda-feira (21), em São Bernardo do Campo, o clube não tem mais chances matemáticas de garantir vaga entre os oito que avançam à próxima fase da Série C. Sendo assim, o sonho do acesso à Série B ficará para 2024.
Planejamento para a próxima temporada
A partir de sábado, a direção do clube terá aproximadamente dois meses para pensar no próximo ano. A ideia é que a apresentação do elenco para a disputa do Campeonato Gaúcho 2024, assim como da Copa do Brasil, seja feita até a metade do mês de novembro. O campeonato estadual ainda não tem data para começar, enquanto a competição nacional está prevista fevereiro.
— Depois do jogo contra o Botafogo-PB faremos reuniões para definir todas as questões diretivas e o início dos trabalhos para o próximo ano. Teremos mais ou menos dois meses para montar o novo plantel e o início dos treinamentos deve ser na metade de novembro — comentou Adilson Stankiewicz, presidente do Ypiranga.
Além da reformulação do elenco, mudanças internas também podem acontecer no Canarinho. Isso porque Adilson tem mandato somente até dezembro, quando o biênio 2022/2023 se encerra. Segundo o estatuto social do clube, são permitidas reeleições consecutivas sem número máximo.
Portanto, Adilson pode concorrer pela quarta vez ao cargo de presidente, visto que está à frente desde 2018.
— A eleição segue o rito do estatuto, mas não tem data para acontecer. Quando se publica o edital de eleição, tem o período para submissão de chapas. Mas antes de abrirmos o edital, vamos conversar bastante internamente sobre o tema — finalizou Adilson.