Campeão da UEFA Futsal Champions League 2023 pelo Palma, da Espanha, o ala Cainan está passando as férias em Tapera, sua cidade natal. O jogador de 33 anos aproveitou o momento para rever amigos e dar palestras antes de embarcar de volta para a Europa.
O jogador de 33 anos participou de alguns eventos. Em um deles, promovido pelo município, falou para 800 jovens de 9 a 15 anos. Na ocasião, Cainan contou sobre a sua trajetória no esporte e os desafios que tem na carreira.
- Todo ano que volto para Tapera as professoras me chamam para contar sobre minha caminhada e passar uma mensagem para os alunos. Desta vez, a prefeitura organizou um evento grande e foi muito bacana. Foi um bate-papo informal sobre a minha trajetória e também sobre todas as dificuldades que passei – comentou.
Cainan deu os seus primeiros passos no futsal ainda com seis anos em escolinhas de Tapera. Até que conseguiu a sua primeira oportunidade em um time profissional: o Guarany de Espumoso. Foi então que surgiu a chance de ir para a Europa – se transferiu para o futsal italiano. Foram oito anos jogando no país.
- A oportunidade de ir para a Itália surgiu quando eu tinha 18 anos. Nesse período, passei perrengue na Série C2, joguei a Série B até chegar na Série A. Apesar das dificuldades, fui feliz e pude chegar à Seleção da Itália.
Cainan tem dupla cidadania. Seus avós são italianos e não foi difícil abrir mão de servir à seleção brasileira para poder jogar pela Itália. Ele ainda é figura frequente nas convocações. Em setembro começará a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
- Tenho carinho pela Itália. Fui muito novo pra lá, pois é um país que me abriu as portas para chegar até aqui. É uma coisa muito gratificante. Mesmo sabendo que podia ter chances pelo Brasil, mas o carinho é grande pelo que o país me proporcionou – destacou.
Após oito anos na Itália, Cainan foi para a Espanha. Por lá, jogou duas temporadas no Valdepeñas e duas no Palma, de Mallorca. Neste período, chegou à decisão em várias competições, mas ficou no “quase” na maioria. Foi duas vezes vice-campeão da Liga Espanhola, um vice da Copa da Espanha e um vice da Supercopa da Espanha.
Porém, a redenção veio na temporada 2023, atuando pelo Palma. A fase final da UEFA Futsal Champions League foi disputada na cidade de Palma. A finalíssima foi contra o Sporting, de Portugal, e decidida nos pênaltis. Os espanhóis levaram a melhor e conquistaram o título pela primeira vez na sua história.
- Foi algo extraordinário. Coroado com chave de ouro essa passagem, pois foi o primeiro título do clube. Depois de vice de todas as competições na Espanha, conquistamos na frente da nossa torcida. Foi uma emoção única - ressaltou o jogador.
No sábado (22), o atleta embarca de volta para a Europa. Agora, o destino será a Bélgica. O atleta foi transferido para o Anderlecht, que também disputou a fase final da Champions League, na última temporada. O seu contrato com os belgas é de dois anos. Apesar de jogar quase toda a carreira na Europa, o atleta revela que os planos é seguir por lá.
- Estou em busca de novos desafios. É um clube em ascensão. É um país novo, cultura nova. Campeonato novo. Tenho desejo de jogar no Brasil. Junto com a Espanha, tem uma das ligas mais fortes que existe, mas por enquanto o plano e ficar lá - finalizou.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: