Os jogos da terceira divisão da Taça Erechim de Futsal, que foram paralisados no final do mês de maio por atos indisciplinares, retornaram nesta segunda-feira (12) com portões fechados. A competição, organizada pela prefeitura da cidade e sediada no Caldeirão do Galo, conta com 48 equipes. As duas melhores conquistam o acesso à segunda divisão.
A terceira divisão, por conta do alto número de equipes inscritas, foi a primeira a ser iniciada, por questões de logística. Entretanto, na terceira rodada, precisou ser paralisada por atos indisciplinares de torcedores presentes. Diretora de esportes de Erechim, Karla Chaves Loureiro comentou sobre os acontecimentos:
- Tivemos algumas denúncias e relatos por parte dos profissionais que fazem a fiscalização da competição. Responsáveis pelo ginásio do Atlântico e a arbitragem estavam preocupados pelo comportamento do público. Não chegou a acontecer ocorrência mais grave, apesar de termos tido uma confusão no ginásio. O que aconteceu foi uma ação preventiva.
Karla comenta que a iniciativa de paralização e retorno com portões fechados veio em conversa com todos os organizadores da competição, após perceberem que ela ia contra os princípios de políticas públicas:
- A partir do momento que a violência em torno da competição se tornou protagonista e não os jogos, seríamos omissos se não tivéssemos tomados nenhuma providência, então paralisamos o campeonato por duas semanas. O departamento de esportes se reuniu com as partes envolvidas e decidimos retornar a terceira divisão com portões fechados, finaliza.
A diretora de Esportes reforça que a decisão está mantida apenas para a terceira divisão. Os jogos da primeira e da segunda divisões, categoria feminina livre, veterano e de base, que iniciam na próxima segunda-feira (19), terão presença de público.