Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo (3) e no dia 10 de novembro, milhares de estudantes fazem as últimas revisões para a prova. Em Passo Fundo, no norte gaúcho, 5.426 pessoas se inscreveram para o exame.
Entre os principais preparativos estão revisar questões antigas, simular o dia do exame e manter a tranquilidade durante o processo. As dicas são de Maria Eduarda Gomes Machado e Milena Regina da Silva, alunas de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que foram destque no Enem em 2023.
As estudantes acreditam que manter uma rotina de estudos e a leveza no processo de aprendizagem pode tornar o momento da prova mais tranquilo:
— É claro que saber o conteúdo é muito importante, mas você também precisa saber manejar o seu tempo na prova. Então se você pegar um questão que já refez em revisões e simulados, consegue responder com mais facilidade porque já tem familiaridade com aquele modelo de questão — explica Milena, de 22 anos.
Além das 180 questões de múltipla escolha, a prova também exige uma redação no estilo dissertativo-argumentativo sobre tema definido de relevância social, cultural, científica e/ou política, com limite de 30 linhas. Para Maria Eduarda, 19 anos, os treinos de escrita para o exame eram semanais:
— Eu sempre prezei mais pela redação, que é onde você tem a maior chance de tirar uma nota máxima. Com treino, aos poucos você vai aprendendo a não utilizar modelos prontos e criar um estilo próprio de escrita.
Aproveitar os estudos faz parte do processo
A jornada do estudante pode ser exaustiva e de muita pressão. Para manter o foco e acalmar a ansiedade, as alunas da UFFS afirmam que aproveitar o processo e manter uma rotina saudável pode ajudar a passar por esta fase da vida de forma mais tranquila.
— O estudo não precisa ser algo ruim. Você está estudando para conquistar o teu sonho, esse tem que ser o pensamento — afirma Maria Eduarda.
Praticar exercícios e alimentar-se bem também são pontos importantes não somente para a semana da prova, mas durante toda a preparação. O nervosismo e a ansiedade podem causar uma vontade excessiva de comer e neste momento o exercício é fundamental.
— Se você gosta de ir na academia, vá. Às vezes a gente fica pensando que se for vai perder tempo de estudo, mas acaba perdendo tempo no celular. Então minha dica é seguir a rotina e conciliar o estudo, porque dá tempo — complementa Maria Eduarda.
Dupla aprovação
Os gêmeos Diogo e Diego Bielski, de 20 anos, fizeram o Enem em 2023. A nota do exame que os fez passar no curso de medicina foi a mesma: 744 pontos.
Desde o Ensino Médio, os dois participam da prova para testar os conhecimentos. Os irmãos afirmam que reforçar o conteúdo aprendido durante o ano é essencial.
— Na semana da prova você não tem mais tempo de aprender um conteúdo novo. Não dá tempo de criar uma segurança maior na matéria, então sempre revisávamos o que tínhamos estudado até aquele momento — relembra Diogo.
Além disso, eles também orientam a buscar uma estratégia durante a realização da prova:
— Eu começava pelas questões mais fáceis, que dominava. Fazia menos cansado, então a chance de acertar era maior; tanto que tem a Teoria de Resposta ao Item do Enem, que valoriza as questões mais fáceis e elas acabam valendo mais ponto do que as difíceis — pontua Diego.
No contexto do TRI, a lógica é que o estudante que acertar mais questões fáceis tenha uma nota maior do que aquele que acertou mais questões difíceis. Isso porque a teoria entende que um estudante com mais acertos nos itens mais difíceis possa ter chutado a resposta ao invés de tentar resolvê-la através dos seus conhecimentos sobre aquele conteúdo específico.
Para o domingo de prova, os estudantes destaque recomendam dormir bem, manter uma alimentação leve, separar alguns lanches e água para hidratação durante o exame.