Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, os candidatos precisam estar atentos às regras. Um dos pontos é a documentação que deve ser apresentada nos dias de prova, marcados para 3 e 10 de novembro.
Para orientar os participantes, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informa os documentos aceitos.
Além da Carteira de Identidade Nacional (CIN), outros documentos digitais como e-Título, CNH ou RG, podem ser apresentados via Gov.br.
Confira os documentos
- Carteiras de Identidade (RG)
- Identificações fornecidas por ordens ou conselhos profissionais que tenham validade legal como documento de identidade
- Passaporte
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997
Para candidatos estrangeiros
- Passaporte
- Identidade emitida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, incluindo refugiados
- Carteira de Registro Nacional Migratório
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
- Cédula de identidade ou documento estrangeiro equivalente, emitido por países do Mercosul e associados
Uma mudança são os boletins de ocorrência (B.O.), que não serão mais aceitos como substituição em caso de perda de documentos físicos.
O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica, sendo adotado como principal porta de entrada para os cursos de Ensino Superior no Brasil.
Os participantes do exame podem usar os resultados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas.