Há sete anos, um projeto pela inclusão e informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) toma forma em Passo Fundo — e recentemente a iniciativa passou a fazer parte das atividades de sala de aula em escolas da cidade do norte do RS.
Idealizado por Emanuele Souza da Silva, o projeto Autismo Cartoon é colocado em prática de forma voluntária, com foco no combate ao preconceito desde a infância. Mãe de uma criança autista, a autora se transforma na personagem Madalena para abordar o assunto de forma lúdica.
— Essa ludicidade possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre as turmas. As crianças desenvolvem seu potencial cognitivo e conseguimos trazer para o foco sentimentos de empatia e solidariedade — diz.
Além do trabalho com crianças, que envolve fantoches e outros elementos do universo infantil, Emanuele dá palestras para adolescentes e adultos. O objetivo é disseminar também informações mais técnicas sobre o tema, como as origens do autismo, sintomas e opções de tratamento.
Livro publicado
A partir de um processo criativo inspirado em seu filho, Emanuele escreveu e publicou um livro sobre o TEA intitulado Nuvenzinha Sophia. A obra traz a jornada de três amigos para entender o autismo.
— Quem ler as páginas vai entender que cada tentativa pode se tornar uma busca por respostas que as vezes não existem, só existem sentimentos. E é a partir da compreensão do amor e respeito que tudo se torna mais fácil — finalizou Emanuele.
Interessados em saber mais sobre o projeto e levar o Autismo Cartoon para outras escolas podem entrar em contato através do Instagram da iniciativa no @autismo_cartoon.