Uma das séries de anime japonês de maior sucesso, Naruto, ganhou uma nova abordagem no norte do RS: agora é usada em sala da aula para ensinar conceitos de Sociologia a estudantes do Ensino Médio. A proposta faz parte da dissertação de mestrado da pesquisadora Camila De Paris e foi aplicada em escolas estaduais de Barão de Cotegipe e Erechim.
Com o objetivo de buscar uma nova metodologia de ensino, a acadêmica reuniu o mangá escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto às teorias de Paulo Freire e Pierre Bourdieu em sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Assim, foi criada a oficina utilizando uma das histórias em quadrinho mais influentes da cultura pop para abordar os conceitos de mito e cultura.
Com apoio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Naruto fez parte das aulas de Ciências Sociais Aplicadas no Colégio Estadual Mário Quintana, de Barão de Cotegipe, e na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Erechim. Na avaliação da pesquisadora, o uso do anime aproximou os estudantes das temáticas.
— Quando o Naruto passa a fazer parte da discussão, os estudantes se sentem mais confortáveis para participar, expor suas ideias, demonstrando grande entusiasmo e curiosidade. Ao utilizar como ferramenta algo popular, conhecido e do gosto dos estudantes, eles se sentem confiantes para falar sobre os assuntos — conta.
Embasamento científico
Graduada em História e Ciências Sociais, Camila foi orientada pelo professor Thiago Ingrassia Pereira durante a pesquisa desenvolvida no Campus Erechim da UFFS. O mestrado teve como base a proposta pedagógica da dialogicidade de Paulo Freire, que investe na autonomia dos alunos para incentivar a aprendizagem.
— A pesquisa vem do desafio de trabalhar em sala de aula o multiculturalismo e a inserção das tecnologias, levando em conta temas atuais que fazem parte da apreciação dos estudantes — explica Camila.
A banca da dissertação foi realizada no final de dezembro. De acordo com a universidade, em breve a pesquisa deve estar publicada no repositório da UFFS para acesso dos interessados.
Qual a história de Naruto?
A série publicada na década de 1990 conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que sonha em se tornar o líder de sua vila. Na televisão, estreou no Japão em outubro de 2002, com uma primeira fase que teve 220 episódios; a segunda fase estreou em fevereiro de 2007 e vai ao ar até hoje.
Na trama, um monstro conhecido como Raposa de Nove Caudas ataca a vila ninja matando várias pessoas. Em resposta, o líder da vila e pai de Naruto sela o monstro dentro de seu filho recém-nascido, isolando a criança da comunidade.
Doze anos depois, um ninja perverso conta a Naruto sobre o ataque, o que dá início as aventuras do protagonista junto com Sasuke Uchiha, seu rival, e Sakura Haruno, sua paixão. Os três formam o Time 7, em uma história que traz detalhes da cultura japonesa, além de abordar temas comuns às diferentes comunidades, como pontua a pesquisadora Camila De Paris.
— Ao falar sobre cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, os alunos se mostraram acanhados para participar e dialogar. Entretanto, quando se apresenta algo que é visto como diversão, que não carrega um dever de se ter um conhecimento, nem a possibilidade de falar algo errado, os estudantes sentem-se confortáveis — finaliza a pesquisadora.
Naruto é a terceira série de mangá mais vendida da história, chegando a 200 milhões de cópias impressas em setembro de 2014. A história é comercializada em 35 países além do Japão, onde começou a ser publicada.