As obras da nova escola de Educação Infantil do bairro Parque do Sol, em Passo Fundo, no norte gaúcho, estão na reta final. Após uma sequência de adiamentos desde 2015, a conclusão da construção está prevista até sexta-feira (22).
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) atenderá cerca de 150 crianças da educação infantil, com idades entre seis meses e cinco anos (completos até 31/3 do ano vigente). A Secretaria de Educação espera iniciar as aulas no próximo ano letivo, suprindo a demanda de vagas no bairro.
— Estamos aguardando a entrega da obra, prevista para a próxima sexta (22); em seguida, organizaremos o atendimento no mesmo prazo de início das aulas para toda a rede. Em 2024, as aulas na rede municipal de Passo Fundo começarão em 14 de fevereiro — diz Angelita Scottá, secretária adjunta de Educação.
Quanto ao quadro de professores e funcionários, a secretária afirma que já está organizado, assim como os materiais pedagógicos. O funcionamento da escola é aguardado pelos pais, como a Jéssica Dias dos Santos, mãe da Maria Cecília de um ano e oito meses.
— A nenê está na fila de espera, esses dias entrei no sistema de matrícula e continuava na espera de uma vaga. Eu moro duas quadras dessa nova escola, seria muito bom se começasse a funcionar no ano que vem. Sem a creche fica até difícil de conseguir emprego. O ideal seria que ela funcionasse em turno integral — relata a mãe.
O presidente da associação do bairro Morada do Sol, João Maria, destaca a expectativa da comunidade, ressaltando que a escola facilitará a vida das mães que hoje precisam se deslocar para outros bairros com as crianças.
— Uma creche fazia muita falta no bairro, e não será necessário sair do bairro para as crianças terem aula. São anos que esperamos pela entrega à comunidade da nova creche—afirmou o presidente.
Segundo o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, a obra está dentro do cronograma previsto. Após a conclusão, em 22 de dezembro, inicia-se a etapa de mobília.
— A obra está na reta final, ajustes finais estão sendo feitos. Na sexta-feira, faremos a visita, e nos próximos dias, ela deve ser finalizada para que se iniciem as demais etapas. Até o final de dezembro, a obra deve estar pronta para darmos início à segunda etapa, que é equipar e mobiliar a escola— explicou Schneider.
O projeto arquitetônico da escola é o mesmo de 2015, quando a construção teve início. Segundo o secretário, a única mudança foi nos materiais e métodos.
— Para quem a observa de fora, é a mesma escola projetada em 2014, 2015. No entanto, não são exatamente os mesmos materiais, nem a mesma forma prevista. Trabalhamos com materiais inovadores, como placas cimentícias, e outros que se assemelham à montagem original da escola — disse Schneider.
Relembre
A obra da escola foi garantida em 2015, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do governo federal. No ano seguinte, a primeira paralisação dos trabalhos se deu pela falta de recursos e a solicitação de aditivo por meio da empresa contratada. O mesmo problema chegou a ser relatado em outras escolas de todo o Brasil que faziam parte do programa.
Em 2019, uma nova empresa abandonou a obra alegando a falta de fornecimento de material e de mão de obra para atender aos modelos do projeto federal. Desde 2018, a prefeitura de Passo Fundo tentava autorização para assumir o serviço, para realizar as mudanças e abrir novo processo licitatório. A autorização foi emitida em agosto de 2022, e uma nova licitação foi aberta, em que a Dusul assumiu a construção.