E se fosse possível voltar no tempo, rever, repensar e aprimorar as condutas com pacientes? O Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (CSR/UPF) traz essa e muitas outras possibilidades aos estudantes e profissionais da área da saúde. Em 800 metros quadrados, o local simula ambientes hospitalares, ambulatoriais e consultórios, com equipamentos reais e manequins de alta fidelidade. Única na região, a estrutura permite a aprendizagem ativa, sendo um local de prática para estudantes da área da saúde e para profissionais que buscam aprimorar habilidades.
Neste mês de maio, o CSR tem recebido representantes de hospitais, clínicas, coordenadoria e secretarias de saúde de toda a região. A ideia é que esses profissionais conheçam a estrutura e os cursos oferecidos, e que também possam utilizar o espaço para treinamentos criados sob medida para suas necessidades. Em visita guiada, os profissionais passaram por toda a estrutura, acompanharam demonstrações e participaram de algumas experiências.
Espaço de aperfeiçoamento para estudantes e profissionais
Os desafios na área da saúde evoluem junto à sociedade, por isso a atualização e o aperfeiçoamento de técnicas são demandas constantes. Nesse contexto, o CSR pode contribuir de forma objetiva e dinâmica.
─ Aqui, vocês encontram metodologias bastante realísticas. Nós conseguimos simular grande parte das situações e problemas atuais, e temos modelado muitos cursos que podem ajudar no dia a dia de trabalho - destacou a reitora da UPF professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.
Por esses motivos, o CSR atua para estar mais presente na qualificação dos profissionais da região.
─ Hoje somos, na nossa grande região, o único centro de simulação realística com essas características. Temos uma certificação internacional, da American Heart Association, bastante relevante do ponto de vista da qualificação profissional, e os cursos que dela derivam vão ao encontro do que buscamos: que nossa região eleve seus padrões, seus patamares de saúde. Por isso, a ideia é abrir uma frente mais estruturada e constante de formação profissional continuada para todos os profissionais que quiserem - explicou a professora.
Situações simuladas, conhecimento real
Inaugurado em 2020, o CSR permite o aprendizado em uma metodologia ativa chamada de debriefing. Nesse método, uma situação é simulada em manequins de alta fidelidade, que têm sinais vitais, emitem sons e podem ser tratados com os mesmos equipamentos utilizados em pacientes reais. Intubação, ventilação mecânica, uso de desfibrilador, ultrassom e parto normal são algumas das possibilidades que o CSR oferece. Tudo isso é filmado, e em seguida, participantes e professores assistem e discutem as condutas.