Um dos principais objetivos durante a graduação é ingressar no mercado de trabalho e aplicar o conhecimento adquirido no meio acadêmico. Para isso, os cursos na modalidade à distância e híbrida são opções para quem busca associar os estudos à rotina do trabalho.
Buscando atender as demandas do mercado e as mudanças na própria sociedade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está ofertando cursos na modalidade híbrida, que proporcionam praticidade aos estudantes e exploram a estrutura de ensino, pesquisa e extensão da instituição. Juliana Muratt, acadêmica de Agronegócio na modalidade híbrida da UPF, conta que escolheu o curso pensando na gestão do negócio da família, que pratica agricultura familiar em Espumoso, onde reside.
— As facilidades oferecidas pelo modelo híbrido influenciaram a escolha. A modalidade foi escolhida pela praticidade de não ter que me deslocar para outra cidade, evitando interferir no meu horário de trabalho — comenta a estudante.
A estudante comenta, ainda, que já consegue colocar em prática o que está aprendendo na graduação. No terceiro semestre do curso, Juliana já está inserida em sua área de atuação e consegue realizar suas atividades de forma mais assertiva.
— No decorrer desses três semestres acabei saindo do meu antigo emprego e entrando em uma assessoria florestal e ambiental, onde consigo colocar em prática muitos conhecimentos que o curso me passa nas áreas sanitária e conservação de solo — relata.
Para o diretor de Ensino de Graduação da universidade, professor Miguel Rossetto, promover a carreira profissional é o objetivo intrínseco de todos os cursos de graduação da UPF.
— Entendemos que a assertividade e proatividade dos futuros profissionais são estimuladas na medida em que os acadêmicos passam a enfrentar o desafio de colocar em prática as teorias e capacidades desenvolvidas durante seu percurso formativo. Apesar dos acadêmicos acompanharem as aulas, em grande maioria online, a graduação híbrida da UPF garante a interação com os professores em todas as disciplinas do curso. Isso permite manter a educação de qualidade e, ao mesmo tempo, oferecer a flexibilidade e agilidade exigidas pelo mundo contemporâneo — pontua o professor.
Cursos e possibilidades de ingresso
Além de Agronegócio, a UPF oferece cursos híbridos em outras áreas do conhecimento, como Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social, que aproveitam a estrutura multicampi da universidade e levam o ensino para mais perto dos estudantes. A instituição ainda dispõe de diversas bolsas e financiamentos que facilitam o ingresso no ensino superior, que no caso das graduações híbridas pode ser realizado por meio de prova online de redação ou pela nota do Enem.
Diferente da graduação presencial, que é organizada por semestres, o ensino híbrido é dividido em bimestres, sendo quatro ao longo do ano. As inscrições para o último bimestre de 2023 estão abertas e seguem até 02 de outubro, com início imediato das aulas. Para saber mais e inscrever-se basta acessar upf.br/ingresso.