Com o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda na última sexta-feira (30), Passo Fundo superou o número de declarações esperado pela Receita Federal. A previsão era que 66 mil contribuintes entregassem o documento, mas o número chegou a 68.241, 9% além da expectativa.
Os dias que antecedem a data limite costumam ter aumento no número de entregas daqueles contribuintes que deixam para última hora. Neste ano, quase cinco mil pessoas deixaram para declarar o imposto na última semana, entre 23 e 30 de agosto. No total, foram 4.786 documentos entregues nos sete dias.
Conforme o auditor da Receita Fiscal em Passo Fundo, Claudio Morello, o aumento no prazo para cidades gaúchas não tem relação direta com o montante entregue. A data foi adiada em 399 municípios gaúchos em razão da enchente que atingiu o RS em maio.
— Provavelmente a variação se deve ao aumento da renda (da população) e à falta da correção da tabela do imposto, em índices próximos a defasagem existente. Isso obriga mais contribuintes a entregarem a declaração — aponta.
Por causa da catástrofe, a Receita Federal tornou possível que declarantes de qualquer local do Brasil pudessem doar para cidades gaúchas. Passo Fundo recebeu doações de 1.033 contribuintes, totalizando R$ 1,38 milhão que serão destinados a instituições de cuidado com crianças ou idosos.
— As doações são liberadas pelo Ministério da Cidadania, então a partir desse processamento vai ser creditado para os fundos. O referente ao ano passado foi creditado só no início desse ano, então depende do cronograma do orçamento da União. Neste ano, pode ser que os fundos do RS tenham prioridade — acrescenta Morello.
Até terça-feira (3), 93,3% das restituições já haviam sido pagas na cidade, sendo 39,7% via Pix. O próximo e último lote de restituição deve entrar em 30 de setembro.