A sete dias para o início da 22ª Exposol, a expectativa da organização é que mais de 180 mil pessoas passem pelo Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade, entre 1º e 5 de maio. A feira internacional é a maior de joias e pedras preciosas da América Latina e multissetorial do interior do RS.
No encontro, os visitantes terão acesso gratuito à visitação, tendo que pagar apenas se utilizarem o estacionamento interno. Exceto os shows do evento, que incluem artistas nacionais como Jota Quest e Traia Véia, o passe é livre para todas as atrações do evento.
Conforme os organizadores, os 520 espaços da feira já foram comercializados. Neste ano, o número de estandes aumentou em cerca de 10%. A montagem dos estandes já está praticamente concluída e há uma lista de espera, caso algum expositor desista, uma vez que todos os espaços já estão ocupados.
Além de sete pavilhões, a Exposol contará com área externa para a exposição de automóveis, feira de agronegócio, comércio de máquinas e implementos agrícolas, além de espaço para a feira de inovação e sustentabilidade. Do lado de fora das estruturas, também estarão espaços de alimentação. Ao todo, serão cerca de 450 expositores — 50 a mais que na última feira, realizada no ano passado.
Neste ano, a Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas será realizada em dois pavilhões, pois a alta procura aumentou a demanda de espaço. No setor, serão 116 expositores em 187 estandes.
— Em relação a outros anos, temos um público bem diversificado, empresas de diversos segmentos do setor de inovação e sustentabilidade. Em anos anteriores, a feira concentrou-se em energia solar como principal atrativo, nesse ano trazemos outros diferenciais — disse o coordenador de inovação e sustentabilidade da Exposol, Glaicon Bonato.
O que deve se repetir, segundo ele, é o sucesso da Exposol, especialmente quando se trata dos comércios entre empresas e compradores, número de visitantes e contatos para negócios pós-feira, por exemplo.
— A nossa expectativa está bem alta. Estamos em um novo espaço dentro da feira, com maior visibilidade e muito fluxo de pessoas. As empresas estão engajadas a fazer uma grande feira e com certeza terá muitas oportunidades de negociação, tanto para as empresas presentes, como também para os visitantes buscando oportunidades para o seu dia a dia — pontua.
Programação da Exposol 2024
A abertura oficial da feira está marcada para o feriado de 1º de maio, às 10h, quando também abrem os seis pavilhões da 22ª Exposol. Esses espaços incluem:
- Pavilhão 1: Indústria, Comércio e Serviços
- Pavilhões 3 e 4: Feiras Internacionais de Joias e Pedras Preciosas,
- Pavilhão 5: Feira de Artesanato
- Pavilhão 6: Feira da Agricultura Familiar
- Pavilhão 7: Agronegócio (pecuária de corte, leite e ovinos)
Na área externa ficará a Feira de Agronegócio com ênfase em máquinas e implementos agrícolas, exposição de automóveis e áreas dedicadas à inovação e sustentabilidade. Haverá, ainda, visitação aberta no Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo e ao Parque de Diversões Rei Center Park. Confira a programação completa a seguir.
Quarta-feira (1º)
- 10h: abertura oficial da feira
- 11h: abertura do Infinity Experience na Arena Shows Stok Center
- 14h30min: primeira sessão da oficina de recreação infantil do programa A União Faz a Vida, incluindo teatros infantis Sicredi Futuro (tenda agro Sicredi)
- 17h: projeto Circuito de Gaitas Instrumentais apresentado pelo Ministério da Cultura, com Samuca do Acordeon (Palco 1)
- 19h: performances de voz e violão com Luis Trautmann e Aline Bosa (Palco 2)
- 20h30min: performances de voz e violão com Luis Trautmann e Aline Bosa (Palco 2)
Quinta-feira (2)
- 10h: painel sobre sustentabilidade ambiental, social e governança com João Batista Dias e Andressa Senger Lodi (Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo)
- 10h: lançamento do livro Economia Circular: tributação e sustentabilidade lado a lado, do autor Filipe Bianchi (Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo)
- 10h: Fórum de Cooperativismo e Inovação para Jovens (Arena Shows Stok Center)
- 14h: workshop Soluções Vero para Nota Integrada
- 15h30min: oficina de recreação infantil do programa A União Faz a Vida, incluindo teatros infantis Sicredi Futuro (tenda agro Sicredi)
- 19h30min: show com Cigano (Palco 2)
- 20h: show com Jotta Banda Show, com o projeto Circuito Releitura de Clássicos-Instrumental (Palco 1)
- 20h30min: show com Simone Mozer (Palco 2)
Sexta-feira (3)
- 10h: julgamento da Raça Holandesa no Pavilhão de remates
- 10h: reunião da Associação Regional Sindical Passo Fundo da Fetag-RS (auditório do museu)
- 13h30min: Encontro Regional de Proteção e Defesa Civil (auditório do museu)
- 14h: entrega da premiação do Projeto “Exposol na Terra de Crianças Preciosas” (Tenda Agro Sicredi)
- 14h: palestra sobre Crédito Rural e Proagro com Kaliton Prestes (carreta agro do Banco do Brasil)
- 14h30min: oficina de recreação infantil do programa A União Faz a Vida, incluindo teatros infantis Sicredi Futuro (tenda agro Sicredi)
- 18h: festa Cuca com Linguiça com show do grupo Só Alegria (Quiosque Central) — até 21h30min
- 19h30min: show com Darlan Ortaça e banda através do Circuito de Gaitas Instrumentais (Palco 1)
- 20h30min: show com Thiago Klein em voz e violão (Palco 2)
- Show nacional com a banda Traia Véia (Arena Stok Center) com abertura de Guilherme Mecca
Sábado (4)
- 10h: painel “Sicredi e Cooperativismo: Passado, Presente e Futuro”, com César Gioda Bochi, diretor executivo do Centro Administrativo Sicredi
- 14h: encontro de soberanas de Soledade (auditório do museu)
- 14h30min: oficina de recreação infantil do programa A União Faz a Vida, incluindo teatros infantis Sicredi Futuro (tenda agro Sicredi)
- 15h: remate de gado geral (pavilhão de Remates)
- 17h: projeto Circuito Instrumental com Os Costa (Palco 1)
- 19h30min: show de voz e violão com Guilherme Barcellos (Palco 2)
- 20h30min: show de voz e violão com a dupla Paulo Guerra e Tavico (Palco 2)
- Show nacional com o grupo nacional Jota Quest (Arena Stok Center) com apresentações de Kalebe Costa e do Pagode 100 Moral
Domingo (5)
- 10h30min: premiação da Raça Holandesa (Pavilhão 7)
- 12h: concurso de assadores de churrasco de gado e ovelha (pavilhão de Remates)
- 14h: show com a banda Monte Carlo através do projeto Circuito de Músicas Folclóricas (Arena Shows Stok Center)
- 14h: recreação com pintura de rosto e pernas-de-pau realizada pelo grupo Toob Look (Palco 1)
- 14h30min: oficina de recreação infantil do programa A União Faz a Vida, incluindo teatros infantis Sicredi Futuro (tenda agro Sicredi)
- 16h30min: show com a Turma do Improviso (Palco 1)
- 18h: encerramento da 22ª Exposol
Os ingressos para os shows podem ser adquiridos neste site e em pontos de vendas físicos em Soledade e na região. Para mais informações, busque o contato (44) 99833-3947 no WhatsApp.