Com faturamento de mais de R$ 41 bilhões, as franquias do sul do Brasil se destacaram com crescimento notável em 2023, conforme dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF). Somente no Rio Grande do Sul, o aumento representou 8,4% ante 2022, o que consolida o modelo de negócio como atrativo aos empreendedores.
Nessa modalidade, os proprietários — ou franqueadores — cedem o direito de venda ou prestação de serviço e uso de marca a pessoas interessadas em abrir filiais em outras cidades (nesse caso, os franqueados). Para isso, é preciso um investimento inicial e o pagamento mensal pela cessão ou manutenção dos direitos da franquia, por exemplo.
Em Passo Fundo, no norte do Estado, o cenário já é consolidado com marcas criadas na cidade espalhadas por todo o país. O modelo é atrativo para investimentos e também para quem gerencia as unidades. Para o sucesso, os empresários locais atribuem a forma de gestão como a característica principal, treinando e capacitando as franquias para que todos tenham sucesso.
Quem é novo no mercado mas já apresenta resultados positivos é a marca Hometree, que oferece o serviço de automação de residências e construções. Criada em 2015, a empresa passou a oferecer o serviço de franquia após demanda de pessoas que buscavam ter unidades da marca no interior. A novidade foi lançada em julho do ano passado e já acumula 12 franqueados no RS e também em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.
— O negócio facilita também para a gente, é uma forma de estarmos em todo o país sem precisar abrir novas unidades. Além da fixação da marca, ganhamos muitos clientes por estarem nos vendo em várias cidades — explica o CEO Elvio Ransolin Junior.
Ainda estabelecendo as franquias, a empresa de Ransolin espera faturar R$ 1,2 milhão por unidade em 2024. Além disso, a marca ainda deve crescer, com planos de chegar até 19 unidades.
Expectativa de faturamento milionário
Enquanto isso, estabelecimentos que promovem a expansão para franquias há quase 25 anos é a loja de moda masculina Don Juan. Desde os primeiros anos, a empresa propaga sua marca no formato de sociedade e, ao completar oito anos de fundação, passou a fortalecer o modelo de franquia.
Com a experiência, o fortalecimento da marca se dá pelo treinamento e acompanhamento constante com as franquias, além da gestão de pessoas, disse o diretor comercial Franco Prodossimo Fontoura:
— Hoje trabalhamos em etapas, ajudamos desde o início ao avaliar se vale a pena ter a franquia na cidade. Negociamos os pontos comerciais e treinamos os funcionários com acompanhamentos periódicos.
Hoje com 16 franquias, a marca faturou cerca de R$ 26 milhões no último ano. A presença é toda no Rio Grande do Sul, com unidades próprias em Passo Fundo, Nova Prata e Marau. Em evolução constante, a marca pretende passar a ter produtos próprios no futuro, para oferecer marca e identidade própria.