A cultura do trigo encontra-se em fase de implantação, mas a prevalência de chuvas e de umidade suspendeu em parte a semeadura na maioria dos municípios produtores do Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS na quinta-feira (22), até o momento, 20% da área estimada para o trigo foi semeada em 42 municípios da Região Norte.
A estimativa da safra 2023 aponta que a área a ser cultivada com trigo na região é 136,2 mil hectares, e no Estado, de 1,5 milhão de hectares. Conforme a Emater, as chuvas neste momento atrasam o plantio da cultura, porém o prazo ainda está dentro da janela de semeadura prevista no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O período de plantio para a região de Passo Fundo é de 1° de junho a 31 de julho, com variações a depender do município.
O produtor Vinicius Biffi, de Passo Fundo, plantou 150 hectares em 2022 e neste ano, 70. Ele pontua que apesar da grande quantidade de chuvas não ser vantajosa para o trigo, o que inviabiliza mais o plantio é o custo:
— Estou tendo prejuízo. Supondo que eu produza uma safra cheia, meu custo é 71 sacas por hectare. Se pegar uma média dos três anos, vai dar 60 sacas. O custo fica acima do lucro.
De acordo com ele, até o momento, a precipitação não tem grande impacto porque ainda está dentro da janela de plantio, mas se chover por mais uma semana, o efeito pode ser negativo. E mesmo com a diminuição no preço dos insumos, o lucro ainda é baixo.
— Para quem fez financiamento, agora é época de pagar os bancos. O pessoal vai vender o grão e ele baixou 40% do preço, então se pegar o custo do ano passado, os juros e a diferença de preço para baixo, ou você empatou, ou saiu perdendo dinheiro.
Aveia branca
A aveia branca também está sendo implantada, no entanto, a atividade foi comprometida devido ao excesso de umidade no solo causado pela persistência das chuvas. Algumas lavouras, que anteriormente exibiam sinais de estresse hídrico, conseguiram recuperar sua turgescência.
Porém, a maioria das lavouras, que não foram afetadas, apresenta desenvolvimento vegetativo satisfatório. Para esta safra, a estimativa de área de cultivo é de 365 mil hectares e a produtividade é de 2.340 kg/ha.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: