Foi lançada nesta quinta-feira (12), no Teatro do Sesc em Carazinho, a 23ª Seara da Canção Gaúcha. O evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro no ginásio da Acapesu.
O lançamento teve show com Os Chacreiros, grupo que tem como intérprete Cristiano Fantinel — reconhecido no cenário dos festivais nativistas.
Um vídeo mostrou os shows que vão acontecer durante a Seara. Entre os nomes estão João Luiz Corrêa (dia 25), Os Fagundes (dia 26) e o show que antecede o anúncio das músicas vencedoras do festival no último dia será com Catherine Vergnes.
— A Seara é um evento que pertence à comunidade de Carazinho e que se propaga além do Rio Grande. Todos já estão convidados para nos dias 25, 26 e 27 de outubro irem até a Acapesu vibrarem com músicas inéditas do nosso nativismo — destacou Marlon Britto, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha.
O festival não tem cobrança de ingresso. Basta fazer a doação de 1kg de alimento não perecível.
Músicas concorrentes
As 38 músicas que serão apresentadas durante a 23ª edição da Seara da Canção Gaúcha em Carazinho, no norte do Estado já estão definidas. As melhores composições serão premiadas.
Neste ano a Seara teve recorde de inscritos, com 745 composições. A escolha dos nomes foi feita pela comissão avaliadora, que reuniu os músicos André Teixeira, Henrique Kalkmann, Jairo Lambari Fernandes, Ricardo Comassetto e Rômulo Chaves.
De 38 classificadas, 20 são da categoria geral, oito da categoria local e 10 da Searinha. As músicas concorrem nas linhas nativista, galponeira e contemporânea gaúcha.
Na 10ª edição da Searinha concorrem cinco na categoria piazito, até 12 anos, e cinco na categoria piá, de 13 a 17 anos. Os jovens talentos apresentam músicas de edições anteriores do festival carazinhense.
Veja a lista completa dos classificados, clicando neste link.