Um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Passo Fundo encontrou uma forma de difundir ainda mais a cultura gaúcha durante os festejos farroupilhas: há três anos, convida escolas da cidade para assistir a apresentações dos grupos da entidade regados ao tradicional café de chaleira.
Só na sexta-feira (13), cerca de 1 mil alunos se reuniram para a programação especial no CTG Moacyr da Motta Fortes, do bairro Vera Cruz. A programação acontece também desta segunda (16) até quarta-feira (18).
Em sua terceira edição, o Café de Chaleira com estudantes surgiu por causa da alta demanda de solicitações de apresentações do CTG nas escolas, como conta a diretora artística das invernadas do CTG, Indiara Conceição dos Santos:
— Como íamos com recursos próprios, de pais que tiravam férias nessa data, tivemos a ideia de fazer a logística inversa e trazer as escolas para a entidade em vez de irmos até elas.
Para que todos pudessem ter acesso às apresentações, o CTG priorizou o deslocamento até entidades como asilos, ONGs e o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
A iniciativa deu certo e a atividade soma, todos os anos, centenas de estudantes que vêm com as escolas de diversos cantos da cidade. Só o primeiro café com as escolas de 2024, na última quarta (11), contou com a presença de cerca de 700 alunos, além do Departamento de Atenção à Terceira Idade (Dati).
Para alguns, essa é a única oportunidade do ano para experimentar o café de chaleira, evento tradicional no município nessa época do ano.
Presentes desde a primeira edição, as professoras Marcia Inês Silva e Raquel Teodoro da Silva, da Emef Urbano Ribas, afirmam a importância da participação aos alunos.
— Quando enviamos o convite do café para casa, rapidamente os pais dão retorno positivo porque valorizam a cultura gaúcha. Eles incentivam os filhos para que tenham esse momento cultural e aprendam desde pequenos a gostar das tradições do Rio Grande do Sul — conta Raquel.
— Além de vir no café de chaleira, a gente também faz a Semana Farroupilha na escola, que é uma gincana do sexto ao nono ano, além de mateada, apresentações e invernadas na escola — complementa Marcia.
Como participar
Os Cafés de Chaleira com apresentações para os estudantes seguem nos dias 16 e 18 de setembro. As escolas podem se inscrever através do Instagram do CTG, solicitando o link do formulário através do chat.
O valor do Café de Chaleira para estudantes da educação infantil e séries iniciais é R$ 10 e para alunos do ensino médio R$ 15.