Sucesso bilionário de bilheteria, a animação Divertida Mente 2 também reúne milhares de espectadores em Passo Fundo, no norte gaúcho. De 20 de junho a 4 de julho, 22 mil ingressos foram vendidos entre os dois cinemas da cidade — o que representa, em média, pouco mais de 1,4 mil pessoas assistindo ao longa por dia só em Passo Fundo.
Criada pela Pixar, a história de Riley na adolescência foi o primeiro a superar US$ 1 bilhão em bilheteria em 2024 e já é a animação que alcançou o montante mais rápido em toda a história.
Se no primeiro Divertida Mente (2015) o público acompanhou Riley aos 11 anos precisando lidar com mudanças em sua vida e com a tentativa de equilibrar as suas cinco emoções — Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho —, na continuação ela precisa lidar com a chegada de novos sentimentos, como Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha.
Com os ingressos comprados com antecedência, Daniel dos Santos, de 36 anos, levou a sobrinha Ketlin, 14, para assistir ao filme no primeiro fim de semana da estreia. Segundo ele, a narrativa ajuda a compreender o que ele define como o "turbilhão de sentimentos" da adolescência.
— Acredito que é nessa fase da vida que a gente precisa se reorganizar com o que sentimos, pois a adolescência é muito confusa e é um período de mudanças. Quando eu tinha a idade dela pouco se falava em saúde mental e inteligência emocional, então é gratificante que ela aprenda a lidar com essas situações — disse.
A jovem conta que já era fã do primeiro filme e não conteve a ansiedade para assistir à sequência. Para Ketlin, foi importante se identificar com a personagem principal e com as emoções da idade.
— Para mim, uma das lições mais importantes do filme é o quanto a adolescência pode ser um período muito confuso. Eu acho importante identificar as emoções, o que estamos sentindo e pedir ajudar quando necessário. Já tinha assistido o primeiro filme e agora o segundo fez ainda mais sentido pra mim.
Narrativa acerta ao não tratar as emoções como vilãs, diz psicóloga
Além do apelo com o público adulto e infantil, quem também aprovou Divertida Mente 2 foram os especialistas em saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. O motivo, segundo a psicóloga e professora da Atitus Educação, Mariana Machado, é o fato da animação não tratar as emoções como vilãs, mas processos naturais que têm papel importante no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.
— A ansiedade, por exemplo, ajuda muitas vezes no filme, apesar de culturalmente todos a tratarem como algo ruim. Isso mostra que as emoções têm funções evolutivas, elas nos preparam para certas situações. Não podemos querer mudar ou extinguir uma emoção, mas cuidar da sua intensidade, de forma que não se torne paralisante — afirmou a pesquisadora.
Segundo a especialista, a pandemia intensificou o comportamento conhecido como "evitação" nos jovens, que passaram a fugir de situações de enfrentamento social. Isso, conforme a psicóloga, prejudica a evolução de habilidades para lidar com o medo, aceitação e julgamentos. O reflexo foi o aumento de diagnósticos de ansiedade enquanto transtorno.
— Quanto maior a dificuldade de regular as emoções, mais provável se torna o desenvolvimento de uma fobia social, que é comum entre adolescentes e se diferencia muito da timidez. O filme é lúdico para as crianças, que conseguem enxergar seus sentimentos, mas também oferece um entendimento para que os adultos abordem o tema em casa — acrescenta.
Onde assistir Divertida Mente 2 em Passo Fundo
O filme, que já é favorito ao Oscar, tem classificação livre e é uma ótima opção para as férias de julho de crianças e adolescentes. Em Passo Fundo, a animação está disponível tanto nas salas de cinema do Bella Città Shopping quanto do Passo Fundo Shopping. Confira os horários até 10 de julho a seguir:
- Bella Città Shopping: às 14h30min, às 16h40min e às 18h50min (todos os dias)
- Passo Fundo Shopping: às 14h (sábado e domingo), às 15h, às 16h, às 17, às 18h, às 19h, às 20h e às 21h (todos os dias)