O projeto Música Autoral anunciou os artistas selecionados para participar da 9ª temporada. Neste primeiro semestre de 2024, o trabalho será desenvolvido com o compositor de MPB Edu Xavier, de Erechim, o multi-instrumentista Victor Perini, de Carazinho, e a dupla BúziosDeAgô, de Porto Alegre.
A temporada reuniu mais de 40 inscritos de diversos municípios do norte gaúcho, como Passo Fundo, Marau, Casca, Sarandi, Espumoso e Ibiraiaras, além de outras regiões do RS, como Porto Alegre, São Marcos, Caxias do Sul, Encantado e Cachoeira do Sul.
Os artistas selecionados são convidados para realizar a gravação audiovisual de uma música autoral, sessão de fotos e entrevistas para contar sua trajetória no ramo artístico. Todos os conteúdos são realizados pelos estudantes do curso do Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). O vídeo será lançado no início de junho e os trabalhos publicados nas redes sociais do projeto.
Criado em 2019, o projeto Música Autoral já produziu conteúdos para mais de 20 artistas e grupos intérpretes de gêneros como pop rock, MPB, samba, rap, nativista, entre outros. A iniciativa é realizada por estudantes na disciplina de Laboratório de Convergência III — Transmídia, ministrada pela professora Nadja Hartmann. Conheça os selecionados:
BúziosDeAgô
Dupla com fortes tendências da MPB, a BúziosDeAgô é formada por Gabriel DoCanto, de Porto Alegre, e Michelle Buss, de Jaguari. Nas composições, as bases musicais são a música popular brasileira com raízes na espiritualidade. A dupla se preparar para lançar um novo álbum ainda em 2024.
Edu Xavier
De Erechim e com uma linha mais usual de MPB, Edu Xavier é músico graduado e licenciado pela UPF como bacharel em canto. Refúgio e paz são palavras que Edu associa à música, e que ficam nítidas no seu trabalho autoral.
— Hoje, como cantor, compositor e professor, eu tenho três álbuns lançados. Um deles é o "Casa" (disponível no Spotify), em que uma das músicas foi selecionada (para o projeto) — afirmou.
Segundo o músico, a música entrou em sua minha vida aos cinco anos de idade, quando ganhou o primeiro violão do pai e aprendeu os primeiros acordes. Aos 17, entrou para o coral da Universidade Regional Integrada (URI), onde teve o primeiro contato com as partituras e técnica vocal.
Victor Perini
Morador de Carazinho, Victor Perini é compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor musical. Com o ritmo carregado, a dissonância sutil e a lírica irônica do indie rock, ele chega ao Música Autoral com a versão acústica de uma de suas estreias mais recentes "I Can't Sleep" (ouça no YouTube).
Hoje, Victor toca quatro instrumentos, como contrabaixo, teclado, violão e guitarra. Além disso, canta e atua como produtor musical. Ao todo, o artista tem cerca de 60 composições próprias, a maioria gravadas em demos (demonstrações independentes).