Passo Fundo celebra nesta sexta-feira (8) o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Uma missa em celebração à data marcou as comemorações nesta manhã, onde centenas de devotos lotaram a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Rua Uruguai.
A celebração iniciou às 10h e foi conduzida pelo arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber. Segundo ele, a data recorda o convite que Virgem Maria recebe de dar à luz a Jesus Cristo e o exemplo de fé cristã que ela deixou para a humanidade.
— Desde a fundação, os moradores de Passo fundo sempre dedicaram a cidade a Maria Imaculada, que significa pura, sem pecado, perfeita. Ela é um referencial de vida humana, que acolheu o próprio Deus e trouxe Ele até nós. Mas, acima de tudo, ela remete à vivência das virtudes de Cristo, do modo de viver e relacionar, um exemplo de pessoa que conseguiu transformar em vida as palavras e teorias cristãs — afirmou Dom Rodolfo.
A quantidade de fiéis era tão grande na Igreja Nossa Senhora da Conceição que foi necessário utilizar o salão lateral da paróquia para acomodar a população. Mesmo assim, alguns tiveram que acompanhar a missa pelo lado de fora.
Entre eles estava a zeladora Soeli da Silva, 63 anos. Devota há 40 anos de Imaculada Conceição, ela conta não perde uma missa no feriado de 8 de dezembro há 25 anos.
— Meu filho nasceu com uma problema e os médicos diziam que ele teria sequelas pelo resto da vida. Mas eu clamei a Nossa Senhora, pedi pela vida do meu filho, para ele saísse 100% saudável. Pela bondade dela, um mês depois do parto ele ganhou alta sem nenhuma sequela. Hoje meu filho tem 25 anos e cursa engenharia — conta.
Perto dali, o motorista Elisandro Stefanski foi à celebração acompanhado da esposa e dos dois filhos. Ele comenta que a data remete à renovação dos votos e agradecimento.
— É um dia sempre especial, que simboliza a união da nossa família. Viemos todos juntos adorar e agradecer a Nossa Senhora da Conceição pelas nossas vidas — pontua.