A Orquestra Theatro São Pedro, de Porto Alegre, emocionou o público que compareceu na noite desta quarta-feira (1º), na Catedral Metropolitana em Passo Fundo, no norte do RS. Sob regência do maestro Evandro Matté, o concerto contou com a participação dos solistas Kauanny Klein e Sérgio Sisto.
— Acompanho os concertos comunitários há mais de 30 anos, antes como músico e hoje como maestro. A gente tem um prazer enorme em tocar no Interior porque sabemos que em alguns lugares não existe orquestra. Toda vez que chegamos é uma novidade, uma espera, é algo muito importante do ponto de vista cultural — disse Matté.
Com um repertório bem diferenciado, o público pode conferir músicas das áreas de opera, aberturas de opera, música barroca, clássica, do período romântico, e canções contemporânea moderna.
— Orquestras, ballet, teatros, precisam ser mostrados e apresentados. Às vezes, ouço falar que as pessoas não gostam de música clássica, mas não é bem assim. Muitas vezes, falam que não gostam porque não conhecem. No momento em que conhecem e têm acesso aos concertos, elas mudam de ideia. Em países desenvolvidos, existe uma apresentação das orquestras para a sociedade, desde criança. Precisamos fazer cada vez mais isso, sem qualquer desrespeito a qualquer tipo de cultura, todas são importantes. O nosso papel é levar a música de concerto para todos os lugares possíveis — diz o maestro.
O concerto foi oferecido pelo Grupo Zaffari, através da lei de incentivo à cultura. A Orquestra Theatro São Pedro foi criada em 1985 e trabalha com obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira.