Um clássico da programação de Natal de Passo Fundo, a 17ª edição da Cantata Natalina passará a iluminar as noites da cidade com um viés solidário ao povo gaúcho atingido pelas enchentes de setembro. A partir da próxima segunda-feira (6), uma campanha começará a arrecadar brinquedos que serão doados às crianças das cidades de Muçum e Roca Sales.
A meta é doar pelo menos 800 brinquedos, que serão entregues em uma apresentação especial da cantata realizada em Roca Sales no dia 16 dezembro.
— A solidariedade esteve na essência desde a primeira edição do evento. Diante desta barbárie climática, parte da equipe visitou a cidade e acertamos de levar o coral para se apresentar lá, passando a mensagem de esperança e de renovação — explica o vice-diretor do colégio Notre Dame, Vanderlan Lima.
A poucos dias do acendimento das luzes das escolas, marcado para 15 de novembro no centro e dia 19 na Vila Rodrigues, os preparativos para a Cantata já estão em fase final. Da estrutura, restam a decoração da praça e das luzes. Na parte artística, os grupos de voluntários, alunos, professores e familiares realizam os ensaios finais dos corais, danças e teatros.
— Começamos os preparativos em dezembro, quando termina a última edição. As apresentações envolvem mais de 600 pessoas por noite, entre comunidade escolar e coralistas de escolas municipais e adultos da comunidade, com vínculo emocional com o colégio — aponta Vanderlan.
Em Passo Fundo, as apresentações ocorrem nos dias 25 de novembro e 9 de dezembro, no Colégio Notre Dame que fica na Avenida Brasil, no centro de Passo Fundo.
Como doar
A campanha da Cantata Natalina aceita brinquedos novos já embalados para presente. Nos dias de apresentação, devem ser depositados junto aos palcos da Cantata Natalina, em Carazinho e Passo Fundo.
Nos demais dias, a arrecadação acontece nos colégios Notre Dame de Carazinho e nas duas sedes localizadas em Passo Fundo, até 12 de dezembro.