Produzir novas peças com a preocupação de reduzir o impacto ambiental e o evitar o descarte: assim nasceu a coleção criada pela comunidade e estudantes do curso de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF) que será um dos destaques da 20ª Feira de Economia Popular Solidária (Fresol).
As roupas foram criadas dentro do conceito upcycling, ou seja, reutilizando tecidos e materiais que iriam para o lixo. Tudo foi criado através do Projeto de Economia Criativa, que ajuda uma comunidade de mulheres a ter mais autonomia e renda extra.
A mistura do estudo, modelagem e costura deu resultado a um verdadeiro baile de máscaras que estreia na passarela em 10 de novembro, às 20h, no Bourbon Shopping, em Passo Fundo. Segundo Dulci Antunes, coordenadora do curso de Design de Moda da UPF, o objetivo foi mudar o conceito de que roupas com materiais reutilizados são "comuns" ou "simples".
— Queremos mudar essa imagem, mostrar algo mais elegante. E aí veio a ideia de fazer o desfile com tema baile de máscaras. Desenvolvemos figurinos elaborados com materiais de alta qualidade — adiantou.
Na confecção com o tema Carnaval de Veneza, foram utilizados materiais de doações, como tecidos, couro, tule, acessórios, pedraria e bordado.
Segundo a professora, o projeto também desenvolveu uma oficina de gesso e papel machê para as mulheres da comunidade com novas peças de artesanatos e pinturas, que estarão expostas para vender durante a feira, a partir do dia 9.
20ª Fresol
O desfile será uma das atrações da 20ª Feira de Economia Popular Solidária (Fresol), Mostra de Biodiversidade e 1ª Feira de Economia Criativa, que ocorre entre os dias 9 e 12 de novembro, no Bourbon Shopping.
Além das roupas do projeto, haverá exposições de plantas, apresentações culturais, música, dança e comércio de produtos artesanais.