A 35ª Feira do Livro de Passo Fundo oferece uma programação especial antes mesmo do início do evento, no domingo (15). A partir de quinta-feira (12), o púbico poderá engajar com o festival literário através de espetáculos de teatro, concurso literário, um "leiturômetro" e até livros deixados de presente para o público nas ruas da cidade.
No feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças, diversas obras serão espalhadas pela cidade e quem encontrar poderá levar para casa. O leiturômetro, por outro lado, contará quantas páginas e palavras são lidas simultaneamente por alunos das escolas municipais.
Depois de dois anos sem Feira do Livro em Passo Fundo, o evento deste ano será realizado em novo local, no Espaço Roseli Doleski Pretto, no centro. No momento, as estruturas dos estandes estão sendo montadas para receber os leitores. Mais de 15 autores, da cidade e do Estado, estarão presentes e 10 livreiros estão confirmados.
— Uma estrutura maravilhosa que vai acolher os nossos livreiros de Passo Fundo. Também teremos artesanato literário, um café, praça de alimentação, por todo o espaço a programação vai se desenvolver. Os autores circularão, serão lançados os livros, teremos sessões de autógrafos, shows, espetáculos, peças de teatro e o protagonismo para essa feira do livro — disse a secretária de Cultura, Miriê Tedesco.
O que esperar da Feira do Livro 2023
A programação oficial começa no domingo e vai até o dia 22. Haverá exposições, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros, sessões de autógrafos, visitações mediadas, painéis, saraus e brincadeiras literárias. Uma programação artística também contempla espetáculos teatrais, musicais e poesia.
As atividades, ainda, circularão por outros locais como a Escola das Profissões, a Escola Pública de Música Yamandu Costa, a Escola de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta e o Prisma Espaço Geek.
— Estamos com expectativas muito boas, pelo novo espaço, pela oportunidade de ocupação desses equipamentos públicos, é bom saber que nós podemos apresentar muita gente que nem conhece vai desfrutar desses espaços. Então tem atividade pra todo mundo ao mesmo tempo e isso é maravilhoso, fica no centro da cidade, não interfere no trânsito normal de Passo Fundo então é um ganho sob todos os aspectos — afirma Miriê.