Um evento criado para reunir os artistas da cidade e facilitar o acesso às ilustrações e quadrinhos feitos em Passo Fundo. Em sua primeira edição, o evento Leia Gibi foi idealizado pela escola de música e arte Casa Drum, com atividades que se estendem até as 19h deste sábado (12).
Na área há pelo menos 13 anos, o ilustrador Renato Britto trabalha com desenhos sob encomenda e com cartoon, nos quais cria histórias com seus personagens autorais e releituras da cultura pop. O passo-fundense foi um dos expositores do evento, com adesivos, quadrinhos e livros.
— Eu leio desde sempre, lembro da minha mãe inventando vozes para eles e aquilo me encantava. Então fui me desenvolvendo, crescendo e buscando profissionalmente isso.
Entre o público, a bancária Bruna Pandolfo levou o filho de sete anos para o evento. Em casa, a família tem o costume de desenhar e ler, um hábito repassado entre gerações.
— Minha avó é artista plástica, então incentivamos para que isso também aflore no Pedro. Visitamos esses eventos porque é importante que a arte faça parte dele, é uma forma de se expressar que colocamos no papel.
Além da venda das artes e espaço para troca de gibis, também houve oficinas de desenhos realistas e mangás. Ao longo do ano, a escola promove eventos como este, para proporcionar momentos de cultura geek para públicos das mais varias idades.
— Desde 2018 fazemos eventos para incentivar que pessoas comuns tenham acesso a esse tipo de cultura, além de nós, que já estamos inseridos. Este foi o primeiro com foco no gibi e podemos ver desde crianças a idosos interessados — avalia a proprietária da Casa Drum, Jaqueline Drum.