Prendas e Peões de entidades da 7ª Região Tradicionalista se reúnem nesta sexta-feira (23) e sábado (24) em Carazinho, para a 53ª Ciranda Cultural de Prendas e o 35º Entrevero Cultural de Peões, evento que define os novos representantes da Gestão de Prendas e Peões da 7ª RT. Participam 37 concorrentes de 21 entidades tradicionalistas do norte do RS.
A fase regional do concurso neste ano acontece em Carazinho por ser a sede do CTG Unidos Pela Tradição Rio-Grandense, entidade da atual 1ª Prenda da 7ªRT, Mariana Messerschmidt. As atividades começaram na manhã desta sexta-feira (23), com provas campeiras realizadas pelos peões, guris e piás concorrentes. São provas que incluem atividades como fazer charque, chimarrão, churrasco, emalar o poncho, além de provas à cavalo e trançar, tosquiar ou tosar.
Na tarde de sexta-feira iniciam as provas das prendas, com a apresentação da mostra folclórica. Neste sábado (24) os concorrentes fazem uma prova escrita e, a partir das 13h30min, começam as provas artísticas e orais, no Colégio La Salle.
Os vencedores serão conhecidos na madrugada de domingo, durante um baile que acontece no CTG Unidos Pela Tradição Rio-Grandense. Serão escolhidos 18 representantes, três em cada categoria, sendo elas: Mirim, Juvenil e Adulta para prendas, e Piás, Guris e Peões Farroupilhas, para peões.
A fase regional do evento acontece simultaneamente nas 30 regiões tradicionalistas de todo o Estado. As prendas e peões vencedores ganham o direito de representar as regiões na fase estadual do evento, que acontece em abril e maio do próximo ano.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: