Nesta terça-feira (30), os municípios de Tapera, Ibirubá e Cruz Alta, no norte do Estado, serão contemplados com o projeto Baú Literário. A iniciativa visa fomentar a leitura por meio da distribuição de livros em bibliotecas públicas e escolares, para estreitar a relação de crianças e adolescentes com os textos literários e a literatura.
Cada cidade receberá um baú que contém 1,2 mil livros, sendo 100 deles em braile e outros 100 em Libras, mais 50 jogos educativos. Durante a manhã, o baú será entregue na Biblioteca Pública Municipal de Tapera e à tarde, na Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto, em Ibirubá.
O município de Cruz Alta também será contemplado, com um baú destinado à Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes. A programação nos locais contará com contação de história aos alunos convidados. O projeto é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Governo Federal.
Para a fundadora do projeto, Daiane Marin, a leitura vai muito além de propiciar conhecimento, ela permite, também, viajar para outros mundos e realidades:
— A leitura é parte fundamental do nosso saber, porém ela ainda proporciona novas interpretações e viabiliza compreender o outro e o mundo. Ela torna-se, em muitos casos, um aconchego, um abraço, um riso, um mistério e por vezes nos leva a lugares mágicos.
De acordo ela, facilitar o acesso à leitura faz com que os sujeitos possam encontrar nas páginas de um livro um sentido àquilo que buscam. Foi pensando nisso que o projeto Baú Literário ganhou forma.
— Esperamos que a partir da entrega destas obras literárias novas histórias sejam escritas por cada uma destas crianças e por cada um destes adolescentes — acrescenta.