A aprendizagem concretiza múltiplos projetos de vida, sendo a escola o local para o início dessa jornada. Por meio de diferenciais pedagógicos, esse ambiente pode trazer subsídios necessários a uma mediação disruptiva e instigante para crianças e adolescentes desenvolverem capacidades analíticas e criativas.
É o caso do Colégio Notre Dame Passo Fundo. A diretora da instituição de ensino, Irmã Elci Favaretto, comenta que um dos diferenciais que perpassam o dia a dia escolar é aquele que se compreende como a formação integral dos estudantes, a qual diz respeito ao seu desenvolvimento enquanto sujeitos e cidadãos.
– Afinal, cumprindo com o papel que nós, irmãs de Notre Dame, herdamos de nossa mãe espiritual, Santa Júlia Billiart, nos empenhamos em educar para que eles cresçam como pessoas dotadas dos instrumentos e dos valores necessários para, em consonância com as necessidades do seu próprio tempo, intervir positivamente na sociedade – afirma.
Essa forma especial de educar fez com que a instituição de ensino obtivesse um importante reconhecimento neste ano. Estreante no levantamento, o Colégio recebeu a distinção de terceira marca mais lembrada e preferida no âmbito das Escolas de Ensino Médio Privadas na pesquisa Marcas de Quem Decide. O levantamento é promovido anualmente pelo Jornal do Comércio em parceria com o Instituto Pesquisa de Opinião (IPO).
Aliando tradição e modernidade, confira os cinco motivos que fazem com que o Colégio Notre Dame Passo Fundo seja diferenciado em seu ensino:
1) Ensino personalizado
Oportunizando a personalização da aprendizagem, o colégio utiliza a plataforma Geekie One, que, por meio da inteligência artificial, identifica as potencialidades e as necessidades dos matriculados no Ensino Médio. Também possibilita acesso a milhares de videoaulas, leituras complementares e exercícios, que contribuem para uma formação ampla e sólida. O recurso prevê a realização de simulados preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aos vestibulares.
2) Currículo bilíngue
O currículo bilíngue visa ampliar o repertório cultural dos estudantes, contribuindo para a fluência e a proficiência em inglês por meio de conteúdos disciplinares completos, que abrangem tanto a linguagem quanto as ciências e a geografia. Com amparo de material didático editado pela National Geographic Learning, é ofertado esse modelo de ensino aos alunos da Pré-Escola ao 7° Ano do Ensino Fundamental, em uma parceria com o BE - Bilingual Education.
3) Internacionalização
Destinada aos estudantes matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, a internacionalização integra disciplinas da matriz norte-americana ao currículo obrigatório. Além disso, permite que os adolescentes experimentem a vida universitária nos Estados Unidos, por meio de intercâmbio realizado junto a Texas Tech University, e obtenham os créditos que poderão facilitar seu ingresso em universidades daquele país.
4) Fomento à leitura
Viabilizando o acesso a um dos maiores acervos literários digitais do Brasil, a plataforma Árvore está disponível às diferentes etapas de ensino, colaborando com a formação de leitores habilidosos e, igualmente, de indivíduos dotados de senso crítico e de repertório linguístico e cultural amplo.
5) Letramento digital
Voltada aos processos de ensino, a consultoria especializada da ForEducation EdTech favorece a ampla utilização dos aplicativos Google for Education, os quais impulsionam o aprendizado ao favorecer uma mediação disruptiva e instigante de saberes.