A empresa de Erechim Triel-HT estuda a produção do primeiro caminhão de bombeiros 100% elétrico da América Latina.
Desenvolvido pela montadora austríaca Rosenbauer, o caminhão tem o trem de força totalmente elétrico de 132kW e não emite ruído. A autonomia chama a atenção: a bateria inicia o processo de recarga automaticamente quando chega em 20%.
O primeiro modelo RTX foi importado pela companhia e ficará exposto durante a Tecnofire 2024, feira internacional voltada para tecnologias de combate a incêndio promovida pela empresa erechinense em seu parque fabril.
O encontro tem presença confirmada de chefes de corporações de todos os estados brasileiros e executivos de três países da América Latina.
— Esse (caminhão) veio 100% pronto da Áustria, mas dependendo de como for a demonstração, é possível que passemos a produzir de forma nacionalizada — disse o sócio-diretor da Triel-HT, Darlan Dalla Rosa.
É o que já acontece com a Auto Escada L42A-XS, a maior escada mecânica de salvamento em altura da América Latina, de 42 metros, que também é produzida pela empresa de Erechim com a tecnologia da companhia austríaca.
O que há de novo
Diferente dos caminhões de bombeiros movidos a diesel, tanto a bomba quando iluminação e equipamentos auxiliares são alimentados por baterias.
O modelo pode ser usado desde em emergências mais comuns, como incêndios pequenos e médios, até no combate de alto volume de chamas. Além disso, não há eixo de transmissão, o que permite mais estabilidade nas curvas e menor risco de capotamento.
O que pode atravessar os planos de produção é o preço: o caminhão deve custar 30% a mais que um veículo top de linha com tecnologia aproximada, mas movido a diesel. Dessa forma, o valor tende a chegar a R$ 10 milhões.
A Tecnofire 2024 acontece de 26 a 29 de novembro, na Triel-HT, em Erechim, e deve reunir mais de 350 visitantes.
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