Por Marcelo Reichert, CEO da FCC
Durante anos, o processo de inovação nas empresas ocorreu de forma isolada. Era uma atribuição reservada a pequenos grupos de pesquisa — ou mesmo a uma única pessoa responsável pelo desenvolvimento de grandes ideias. No entanto, com a transformação do ambiente de negócios, impulsionada pelas mudanças tecnológicas e pela crescente competitividade no mercado, é necessário evoluir.
Em um primeiro passo, essa evolução passa pela descentralização e pela integração. Afinal, a inovação pode surgir de qualquer lugar. Devemos abrir possibilidades e estimular a participação de todos os colaboradores nos processos criativos. É essencial que cada um do time se sinta atraído a explorar novas ideias. Nessa lógica, a diversidade — com sua pluralidade de perspectivas — ganha ainda mais relevância, agregando valor a toda a cadeia de stakeholders.
A jornada de inovação se torna ainda mais rica e assertiva quando estabelecemos um modelo de cocriação com a razão de existência das organizações: os clientes
Mas é possível ir além. A jornada de inovação se torna ainda mais rica e assertiva quando estabelecemos um modelo de cocriação com a razão de existência das organizações: os clientes. Tudo isso deve partir de um conhecimento profundo de suas necessidades. Dessa forma, a equipe adquire condições de mapear oportunidades e propor soluções que resolvam suas dores. Inovar por inovar não gera benefício algum.
Na implementação da cultura de inovação contínua, destaca-se a empresa que tem seus próprios clientes como aliados na construção das melhores soluções. Como CEO de uma companhia de ciência de materiais, posso testemunhar: as principais inovações que lançamos foram desenvolvidas a muitas mãos.
Os crescentes desafios do mercado exigem espírito de inquietude e protagonismo nos mais diversos níveis das empresas, com capacidade de adaptação e reinvenção. Apostando na cocriação, não apenas respondemos às demandas do agora, mas conseguimos nos antecipar, olhando com propriedade para o amanhã, superando expectativas e trilhando um desenvolvimento mais sustentável. E, assim, a inovação ganha amplitude, quebra paradigmas e transforma o mundo.