Por Ronaldo Santini, secretário de Turismo
É chegado o momento de reconstruir o Rio Grande do Sul. As chuvas de maio assolaram nossas vidas, casas e propriedades. Em cada canto que visitei, vi e vivi de perto no rosto de cada gaúcho e gaúcha o desejo de dar a volta por cima, numa demonstração de resiliência tão característica do nosso povo. Agora, precisamos também ter em mente um futuro e estarmos bem preparados quando da reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no próximo dia 21 de outubro.
Vamos divulgar como nunca as belezas do nosso Estado, convidando massivamente todos os brasileiros a conhecerem nossas paisagens, atrações turísticas e nossa rica gastronomia
É nesse sentido que nasce a Campanha Nacional de Turismo do governo do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual de Turismo, um verdadeiro braço de um programa muito maior, o chamado Plano Rio Grande. Vamos divulgar como nunca as belezas do nosso Estado, convidando massivamente todos os brasileiros a conhecerem nossas paisagens, atrações turísticas e nossa rica gastronomia. Tenho profunda convicção de que o turismo será vital dentro dessa reconstrução, afinal, estamos falando aqui de uma indústria limpa, que gera empregos e impulsiona nosso desenvolvimento econômico sem comprometer nossos recursos naturais.
Vejo um enorme potencial a ser explorado no nosso agroturismo, seja nos já consolidados passeios pelas vinícolas, seja pela exploração de fazendas e casas de campo, oferecendo um lugar de paz e de refúgio gastronômico com os produtos típicos de nossa terra. No palco dos grandes eventos, temos até o fim do ano o Mês Farroupilha, as Oktoberfests, além do Natal Luz e da Festuris em Gramado. O Rio Grande do Sul se afirma cada vez mais, a bem da verdade, como um destino de janeiro a janeiro.
No presente, todos se uniram pelo Rio Grande do Sul, com uma onda de solidariedade ao nosso povo jamais vista, a qual não esqueceremos. No futuro, todos se unem no Rio Grande do Sul, esse destino vibrante, atrativo e seguro. Sabemos bem que estamos prontos, mas precisamos nos apresentar ao Brasil com uma campanha promocional forte.
Sejam bem-vindos, a gente está te esperando!