Por Leonardo Lamachia, advogado e presidente da OAB-RS
Neste domingo, 11 de agosto, celebramos o Dia da Advocacia, uma profissão que simboliza o momento de resiliência e reconstrução que ecoa por todo o Rio Grande. Vivemos um período de dificuldade para nossa profissão no país, que batalha dia a dia pela cidadania e por si própria, enfrentando as adversidades e as limitações ao exercício profissional.
Neste contexto de desafios, lembro que a OAB-RS segue na luta pela extinção da dívida do RS
As enchentes que assolaram o RS testaram nossos limites. Mas a advocacia gaúcha não recuou e seguiu auxiliando aqueles que mais necessitavam, pois esta é sua missão: pensar no outro antes de si, para ser a voz da cidadania nos momentos mais complexos!
No entanto, muitos desses colegas também sofreram danos pelas enchentes, direta e indiretamente, e precisaram de apoio. E o que a OAB-RS fez? Agiu. Amparou. Estendeu a mão com iniciativas que proporcionaram recursos financeiros, estruturais e médicos para ajudar a reerguer os colegas. Estamos, desde 1º de janeiro de 2022, atuando com uma vigorosa defesa da advocacia, com vistas a superar as adversidades.
E essa é justamente a razão da Ordem gaúcha existir, pois se a advocacia vive e sente que não é fácil exercer a profissão, ela também sabe que tem uma entidade forte para batalhar ao seu lado por dias melhores para a classe e, consequentemente, para a cidadania. Neste contexto de desafios, lembro que a OAB-RS segue na luta pela extinção da dívida do RS e obteve a antecipação do pagamento dos precatórios federais.
Para reafirmar nossa força e nosso orgulho, faremos mais uma edição da Cidade da Advocacia, que se inicia no dia 13 de agosto e se reveste de um simbolismo poderoso. Este evento totalmente gratuito vai muito além do encontro entre colegas. É um espaço de aprendizado, no qual são discutidos os caminhos futuros de nossa profissão e fortalecidos os laços que nos unem como advogados e advogadas.
Portanto, neste Dia da Advocacia, convido cada cidadão gaúcho a reconhecer e valorizar o papel fundamental que os advogados e advogadas desempenham em nossa sociedade. Seguimos lutando com força e destemor. Esse é o DNA da advocacia gaúcha!