Por Nanci Walter, engenheira ambiental e presidente do Crea-RS
Ninguém no Rio Grande do Sul consegue dormir com tranquilidade depois de tudo que aconteceu, mas temos que olhar para a frente, arregaçar as mangas e trabalhar.
O Crea-RS mais uma vez se mobilizou para prestar auxílio técnico e humanitário à sociedade e aos profissionais do quadro técnico das prefeituras. A força motriz para reerguer nosso Estado é o conhecimento técnico dos profissionais das engenharias, da agronomia e das geociências.
Ainda na primeira quinzena de maio, criamos o programa Reconstruir-RS, no qual mais de 2,5 mil profissionais voluntários de todo o Brasil se inscreveram. Nosso objetivo com esse grupo multidisciplinar foi atender os municípios mais atingidos pelas enchentes e, para isso, contamos com a parceria da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).
Muito além do conhecimento técnico, enaltecemos o espírito solidário dos nossos profissionais
Na primeira semana de julho, o município de Canoas abriu as portas de suas escolas e unidades básicas de saúde para um mutirão técnico, formado por mais de cem profissionais voluntários do Rio Grande do Sul somados aos de Santa Catarina e do Paraná, que se mobilizaram através dos seus Creas, com a missão de vistoriar mais de 50 imóveis públicos, gerando aproximadamente 200 laudos técnicos.
Além do prejuízo econômico, são mais de 15 mil estudantes e familiares aguardando o retorno às aulas e a devida assistência em saúde pública.
Muito além do conhecimento técnico e do tempo dedicado, enaltecemos o espírito solidário dos nossos profissionais para a reconstrução do Estado.
Além de Canoas, o grupo de voluntariado já atuou no município de Sinimbu, no distrito de Vila Mariante, em Venâncio Aires, Vale do Sol e Putinga, realizando 780 vistorias técnicas com a entrega 802 laudos e suas respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), essenciais para alavancar recursos financeiros para que os municípios providenciem os editais públicos para a contratação de profissionais e empresas legalmente habilitados no Crea-RS. Nossa ferramenta é a solidariedade e nosso trabalho é a reconstrução.