Por Fernanda Estivallet Ritter, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE)
Ideias, e somente ideias, podem iluminar a escuridão. A famosa frase de Ludwig von Mises, economista da Escola Austríaca, descreve com precisão o propósito do Fórum da Liberdade: incentivar o pensamento crítico a partir de um ambiente de diálogo.
Ao longo dos 37 anos ininterruptos do evento, recebemos mais de 84 mil pessoas presencialmente, bem como atingimos mais de 1,2 milhão de espectadores online. Estudantes de escolas públicas e privadas, universitários, empreendedores e empresários: todos aqueles que passaram pelo fórum tiveram um incentivo para ampliar sua visão de mundo a partir de reflexões propostas no evento.
Mais de 400 palestrantes nacionais e internacionais já estiveram em Porto Alegre para debater, entre eles, chefes de Estado, empresários, prêmios Nobel e intelectuais.
De forma propositiva, vamos aprofundar temas caros à nossa sociedade, como liberdade de expressão
A 37ª edição do Fórum da Liberdade será nos dias 4 e 5 de abril, na PUCRS, e terá como tema “Admirável Mundo Livre?”, um convite para a reflexão sobre as liberdades nos dias de hoje. De forma propositiva, vamos aprofundar temas caros à nossa sociedade, como liberdade de expressão, empreendedorismo, o poder do indivíduo.
O que podemos pensar sobre situações como a guerra entre Rússia e Ucrânia ou o conflito em Israel? Será que o ápice de um mundo de paz e liberdades ficou para trás? Em um painel sobre geopolítica, receberemos o economista Helio Beltrão e o Professor HOC para debater com um convidado que vivencia na pele os danos causados pela falta de liberdade.
Qual é a função do Estado e quais são os limites do seu poder? E qual é o papel das instituições em nosso país? Teremos a oportunidade única de conhecer as percepções de importantes representantes do Judiciário, do Executivo e do Legislativo ao vivo. Entre os participantes desse painel estará o ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello, uma voz dissonante quanto ao comportamento atual dos magistrados da Corte mais importante do país.
O maior palco de ideias da América Latina está chegando. Mais uma vez, estará ao seu alcance uma oportunidade valiosa para se aprofundar nos temas mais importantes da atualidade. Ao iluminarmos nossas ideias a partir do debate franco e embasado, damos um passo convicto para entender o mundo e buscar a liberdade. Venha você também!