Por Padre Sergio Mariucci, reitor da Unisinos
A educação como propulsora do desenvolvimento integral é um consenso. No Brasil, essa convergência de entendimento precisa ir do discurso à prática e gerar resultados. Afinal, priorizar a educação das pessoas tem sido o melhor caminho para tornar os países mais competitivos e para reduzir os níveis de pobreza e de desigualdade social.
No Rio Grande do Sul, há muito do que nos orgulharmos ao falar de educação superior. Atualmente, temos um grande número de universidades de excelência, como a UFRGS – a melhor universidade pública do Brasil –, a Unisinos e a PUCRS – ambas entre as melhores universidades privadas do país. Nesses espaços de ensino, extensão e pesquisa, contamos com a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras e caminhos para o desenvolvimento. Esse processo acontece em sala de aula, nos laboratórios de pesquisa e nos parques tecnológicos. Entretanto, cada uma dessas universidades tem sua grandeza e seus limites. E esses limites podem ser superados a partir do processo de cooperação e de construção coletiva.
A ideia principal é potencializar ações em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento
Assim surgiu a Aliança para Inovação, composta por UFRGS, PUCRS e Unisinos. A ideia principal é potencializar ações em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. Busca-se, nesse processo, transformar nossa região em referência internacional em conhecimento, inovação e empreendedorismo. Neste espaço, surge o Pacto Alegre, o principal produto da Aliança, integrado à prefeitura de Porto Alegre, à Assembleia Legislativa e a diferentes atores sociais e empresariais.
Desde 2018, temos a oportunidade de desenvolver cursos de formação no campo da inovação – o MBA em ecossistemas de inovação –, fomentar o desenvolvimento de espaços de colaboração, como o Instituto Caldeira, e apoiar o desenvolvimento de espaços de troca de experiências e conhecimento, como o South Summit. Essas iniciativas dão maior valor à sociedade gaúcha, a partir da compreensão de que, juntos, somos mais relevantes e potentes do que isoladamente.
Ao completar cinco anos, a Aliança para Inovação reafirma o compromisso social de atuar pelo desenvolvimento das pessoas e instituições. Lado a lado, estamos construindo um Estado capaz de liderar um projeto de país em que a educação seja o principal vetor de crescimento social e econômico.