Por Ricardo Jobim, candidato a governador pelo Partido Novo
Quero ser governador em nome dos meus filhos e netos. Para que eles não herdem essa pampa pobre. Para resolver de fato os problemas falando a verdade. Se os políticos têm o hábito de não revelar os dados inconvenientes, eu me nego a fazer isso. Não podemos fazer como eles e varrer a sujeira para debaixo do tapete. Se devemos quase R$ 100 bilhões, é por culpa dos mesmos partidos que governam o Rio Grande do Sul há 40 anos. No primeiro turno, parecem até inimigos. No segundo, começam os conchavos. Depois, está todo mundo abraçado e sempre tem cabide de emprego para todos.
Do outro lado, temos a dura realidade do nosso povo gaúcho. Quero ser a voz dos mais de 200 mil que aguardam atendimento da fila do SUS. Quero representar os pais e os alunos que sofrem com escolas sem banheiro, sem telhado, sem nada. Vejo crianças da quarta série que não sabem ler e escrever. Isso é INACEITÁVEL!
Somente um governo liberal de fato pode salvar o RS para voltarmos a ser os líderes do Brasil
Nossos órgãos fiscais, ambientais e praticamente todo o serviço público apresentam indicadores deprimentes. Não estamos entregando nem o básico. Para tirar carteira de motorista, enfrentamos uma fila de mais de 120 mil pessoas. Mas há solução: darmos a chance ao primeiro governo liberal de verdade, que vai fazer o Estado parar de atrapalhar quem quer produzir e empreender. Menos imposto, menos burocracia, menos Estado. Menos poder para os políticos, mais poder para você!
E sou o candidato que se nega a se eleger mentindo. Todos sabemos que o RS não virou o jogo. Nossa previsão para 2023 é de um déficit de R$ 3,7 bilhões. A segurança pública não está uma maravilha, basta ler nos jornais sobre esse banho de sangue da guerra das facções. Temos a menor taxa de natalidade, somos o Estado mais idoso do Brasil, o número de inativos supera o de ativos. Soma-se a isso o fato de que 700 mil gaúchos abandonaram o RS para buscar oportunidades em SC, PR e SP. Precisamos agir rápido e podemos mudar essa realidade.
Somente um governo liberal de fato pode salvar o RS para voltarmos a ser os líderes do Brasil. Com austeridade, inteligência e aproveitando experiências exitosas de Minas Gerais e Joinville, onde o Partido Novo governa. Só assim, poderemos desarmar esta bomba-relógio em que nosso Estado foi transformado. Dê a chance a todos os gaúchos, vote 30 para governador.
*Até o dia 21, GZH publicará artigos de oito candidatos a governador do RS. Foram convidados a responder por que querem governar o Estado os postulantes de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso. A ordem de publicação é alfabética, conforme o nome que será apresentado na urna.