Por Onyx Lorenzoni, candidato a governador pelo PL
Tudo na vida são escolhas. Quando Jair Bolsonaro foi eleito em 2018, deixou bem claro quais seriam as suas e não saiu do rumo. O Brasil tem um presidente que coloca as pessoas no centro das decisões. Mesmo quando o imponderável se apresentou, com a maior pandemia dos últimos cem anos, encontrou o Brasil mais forte e preparado para o enfrentamento. Não faltaram recursos para o SUS, para vacinas, para Estados e municípios, para proteger empregos e para garantir comida na mesa das pessoas com o auxílio emergencial, que tive a honra de colocar de pé em menos de uma semana, e aí também uma escolha fez toda a diferença: usar um aplicativo de celular. 68 milhões de brasileiros foram atendidos.
A minha escolha é governar para as pessoas e falar a verdade
O Brasil se recupera mais rápido e melhor do que muitas nações mais desenvolvidas. Não é obra do acaso, e sim das escolhas que fizemos em 2019: tirar pedras do caminho, simplificar e desburocratizar, baixar e até zerar impostos, colocar o governo a serviço das pessoas. De julho de 2020 até julho deste ano, são mais de 5,5 milhões de novos empregos de carteira assinada, uma das menores taxas de inflação do mundo, PIB em crescimento. O Rio Grande, infelizmente, não acompanhou o ritmo do Brasil. Enquanto o Brasil cresceu mais de 3%, o Rio Grande perdeu 2,4% do seu PIB. Isso também é fruto de escolhas do ex-governador, que, no fecha tudo, trancou até gôndola de supermercado, enquanto o governo Bolsonaro socorreu o RS com mais de R$ 2,3 bilhões, o que possibilitou pagar salários e contas do governo gaúcho. Isso o ex-governador que renunciou aos gaúchos faz questão de esquecer, assim como não gosta de ser lembrado que manteve o ICMS mais alto em 2021 dizendo que ia comprar vacinas e não comprou nenhuma dose. Também é preciso lembrar que o governo gaúcho entrou no STF para impedir a queda nos impostos da gasolina.
Falar a verdade também é uma questão de escolha.
Tive a honra de representar o Rio Grande no governo que transformou o Brasil. Com menos dinheiro, fizemos muito mais do que qualquer governo que passou.
Governar bem é fazer as escolhas certas. A minha escolha é governar para as pessoas e falar a verdade. Sempre.
*Até o dia 21, GZH publicará artigos de oito candidatos a governador do RS. Foram convidados a responder por que querem governar o Estado os postulantes de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso. A ordem de publicação é alfabética, conforme o nome que será apresentado na urna.