Por Edegar Pretto, candidato a governador pelo PT
Quero ser governador para recuperar o protagonismo do Rio Grande do Sul no cenário nacional e fazer com que o Estado seja o primeiro do Brasil a erradicar a fome. A prioridade de Lula é também a minha. Sou pai de três filhos e sei que nenhum pai e mãe consegue dormir tranquilo sem ter a garantia de que seus filhos terão acesso a uma boa alimentação no dia seguinte.
O RS precisa ser outra vez a terra das oportunidades. Vamos retomar os investimentos públicos e colocar a estrutura estatal à disposição dos setores produtivos
Não aceitamos o atual quadro de extinção de políticas públicas fundamentais para a sustentação da nossa economia. Os agricultores e produtores rurais, por exemplo, enfrentaram a maior estiagem dos últimos anos e não tiveram nenhum suporte do governo estadual.
O RS precisa ser outra vez a terra das oportunidades. Vamos retomar os investimentos públicos e colocar a estrutura estatal à disposição dos setores produtivos. A agricultura vai contar outra vez com o Plano Safra Gaúcho e o governo estadual será o maior cliente dos agricultores na compra de alimentos. Os MEIs, micro e pequenos empresários terão acesso a créditos especiais de Banrisul, BRDE e Badesul, que seguirão públicos no meu governo. As trabalhadoras e trabalhadores verão seu poder de compra subir com o aumento do salário mínimo regional para R$1,6 mil, o que vai manter a economia aquecida. Faremos também uma versão gaúcha do PAC, com um plano de execução de obras públicas.
Represento com orgulho a Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade e o PSol). Represento o Lula, que vai recuperar a dignidade do Brasil e dos brasileiros. Estou ao lado do Pedro Ruas, um vice-governador da mais alta credibilidade e que carrega consigo o legado de Leonel Brizola. Junto com Olívio Dutra e ao lado de Paulo Paim, nossas demandas terão mais força no Senado.
Serei o governador que estará na linha de frente por um novo pacto federativo, que Lula vai comandar. Também vamos revogar o regime de recuperação fiscal e estabelecer uma solução definitiva para a dívida com a União. Serei governador para governar do primeiro ao último dia de mandato, colocando os interesses do RS à frente de qualquer interesse pessoal. Palavra de gaúcho!
*GZH está publicando artigos de oito candidatos a governador do RS. Foram convidados a responder por que querem governar o Estado os postulantes de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso. A ordem de publicação é alfabética, conforme o nome que será apresentado na urna.