Por Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS
A criatividade é inerente ao ser humano e o ato de criar é fundamental para o pleno desenvolvimento da humanidade. A criação está intensamente vinculada aos processos internos da pessoa, ao seu crescimento interior, à ampliação da sua capacidade de percepção dos fenômenos vitais. A criação manifesta-se quando cada um traz à tona o que tem dentro de si, expressando sentimentos, ideias e usando a imaginação de forma viva.
Com o compromisso de impulsionar a indústria criativa e consolidar a produção audiovisual gaúcha e brasileira, a PUCRS dá mais um importante passo na estruturação de um ambiente genuíno de criação com a ampliação do Tecna, que é o Centro de Produção Audiovisual da Universidade.
Mais uma entrega à sociedade que demonstra o quanto a Universidade acredita neste setor e, mais do que isso, nas pessoas que fazem essa indústria crescer nacional e internacionalmente, também revela a nossa crença na dimensão criativa inerente ao sujeito e ao ambiente universitário, aos espaços educacionais empreendedores e inovadores. Por acreditar nisso, a PUCRS não poupou esforços para viabilizar o Tecna. A indústria audiovisual e criativa do Estado e do Brasil estão recebendo o que há de mais moderno na área.
Ao todo, o Tecna tem cerca de 3.300 metros quadrados com infraestrutura de padrão internacional equipada com tecnologia de ponta, em amplos espaços para produção e finalização. São três estúdios projetados para atender em parâmetros mundiais.
O estúdio de mixagem de som tem certificado THX (criada por George Lucas, diretor de Star Wars), o qual é o primeiro da região sul do Brasil com esse padrão. Já o Laboratório de Animação, Jogos e Efeitos Visuais traz o que há de mais moderno no mercado. Aliado a isso, temos o Laboratório de Pesquisas Audiovisuais (Lapav), uma estrutura de pesquisa vinculada à Escola de Comunicação, Artes & Design – Famecos.
Não tenho dúvida de que grandes estórias serão contadas a partir deste lugar, desenvolvendo não apenas a economia de todo um setor, mas ajudando a enriquecer a nossa cultura. Iniciativas como essa nos consolida em rankings nacionais e internacionais, permitindo sermos referência em ensino, empreendedorismo e inovação.