Por Alfredo Fedrizzi, conselheiro, consultor e jornalista
As crianças que estão chegando na escola, hoje, vão trabalhar em profissões que ainda não existem. Acabo de ler um texto, publicado pela Recruiting Times, que começa a desvendar o que serão algumas das profissões dentro de 30 anos.
1 - Psicólogo da IA (inteligência artificial). À medida que as máquinas da IA se tornam mais humanas, o homem vai precisar ajudar a manter o “bem-estar” emocional e psicológico da tecnologia. Um psicólogo de IA entenderá, também, de tecnologia, para garantir que os futuros supercomputadores superem os problemas causados pela capacidade de pensar por si mesmos.
2 - Diretor de produtividade (CPO). As empresas bem-sucedidas serão aquelas abertas e adaptáveis a mudanças rápidas, aumentando a produtividade.
3 - Analista de dados quânticos. Serão capazes de medir informações quânticas e ajudar as empresas a atualizar para a criptografia em nível quântico.
4 - Conselheiro médico pessoal. Com avanços rápidos na medicina genética, os profissionais de saúde oferecerão medicamentos e tratamentos cada vez mais personalizados.
5 - Gerenciador de drones. As entregas globais serão feitas por drones, em vez de caminhões. Precisaremos de pessoas para operar e gerenciar frotas de drones, garantindo que os céus sejam um espaço seguro para viagens, evitando colisões.
6 - Instrutor de ioga para idosos. O número de pessoas com mais de 60 anos no mundo será de 2,1 bilhões. Mais pessoas estão procurando maneiras naturais de cuidar de seus corpos e a ioga poderá ser uma opção.
7 - Especialistas em cuidados. Haverá um aumento na demanda por cuidadores e especialistas em saúde (enfermagem, auxiliares domiciliares psiquiátricos, cuidados com idosos e creches). O número de pessoas que precisam de assistência subirá para 277 milhões.
8 - Regulador de construção sustentável. As energias sustentáveis, como eólica e solar, estão se tornando mais baratas e acessíveis. Serão necessários reguladores de edifícios sustentáveis para garantir que os edifícios sejam 100% sustentáveis.
9 - Consultor de habilidades suaves. Os empregos não serão totalmente digitais. As habilidades humanas ainda serão muito requisitadas, como comunicação oral, liderança e gerenciamento de tempo.
10 - Engenheiros de resíduos. O mundo gera pelo menos 3,5 milhões de toneladas de plástico e resíduos sólidos por dia. Engenheiros de resíduos podem converter lixo em energia limpa ou usá-lo para criar tijolos sustentáveis.