Depois de quase um ano de atraso, chega finalmente ao fim o prazo estimado para a conclusão de estudo de viabilidade técnica dos projetos de concessão de trechos da RS-287, entre Santa Maria e Tabaí, e da RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata. Iniciado no governo anterior, o processo, que inclui também a concessão da Rodoviária de Porto Alegre, terá sua estreia na administração atual. O essencial, agora, é que não ocorram mais atrasos além dos estritamente inevitáveis, para não prejudicar ainda mais a população.
Os usuários dessas rodovias estão cansados de suportar riscos permanentes à sua integridade física, além de prejuízos econômicos incalculáveis
O aspecto que mais chama a atenção, no caso, é a expectativa das comunidades, que pressionam por mais agilidade. Os usuários dessas rodovias estão cansados de suportar riscos permanentes à sua integridade física, além de prejuízos econômicos incalculáveis, principalmente sob o ponto de vista do transporte de mercadorias.
Por questões de viabilidade econômica, foi retirada do projeto a concessão da RS-020, entre Cachoeirinha. na Região Metropolitana, e Canela, na Serra. É importante que o novo modelo a ser definido possa facilitar uma alternativa viável para esse trecho, que vai contemplar também municípios do Vale do Paranhana.
A conclusão do estudo de viabilidade técnica das demais obras é um alento, pois se constitui numa das etapas necessárias antes da publicação dos três projetos. É importante que a mobilização das comunidades se mantenha, como forma de evitar novos atrasos nas rodovias. Uma questão cercada de tanta expectativa pelos gaúchos não pode dar margem a mais frustrações.